Navegar para Cima

Notícias

Redação das prioridades começa a ganhar forma no Capítulo Provincial

06/12/2018
Institucional
O resultado desta metodologia guiará a atuação marista no Triênio 2019-2021

​​O 2º Capítulo Provincial se encaminha para suas principais definições. A manhã do penúltimo dia, 6/12, foi destinada à reflexão de quais serão as prioridades institucionais para os próximos três anos. Dois dos Relatores da assembleia, Ir. Odilmar Fachi e Ir. Jader Henz, apresentaram indicações que ecoaram ao longo do encontro, para que os Irmãos, Leigos/as e Jovens participantes iniciassem a discussão sobre as redações iniciais. Elas serão finalizadas na sexta-feira, 7/12. 

O Irmão Provincial, Inacio Etges, abriu os trabalhos conclamando todos a ter coragem e ousadia nesse momento. “Precisamos nos colocar em espírito de discernimento", definiu. Da mesma forma, o Conselheiro-Geral do Instituto Marista Ir. Óscar Martín Vicario animou o processo ao exaltar o que tem vivenciado como um dos assessores do Capítulo. “Me dá muita alegria ver uma Província com tanta vitalidade", exclamou. “O farol que devemos ser não é individual, mas a própria comunidade".

Esse espírito de fraternidade também permeou os debates da manhã. Após um momento pessoal para assimilar os apontamentos dos Relatores, as Pequenas Comunidades realizaram partilhas para elencar quais, dentre as indicações, têm maior destaque e podem se tornar uma das prioridades para o Triênio. Na sequência, uma plenária socializou os pontos levantados – que passarão novamente aos Relatores para uma sistematização antes da votação final, no último dia de assembleia. 

Encaminhamentos para a eleição do Conselho

A primeira parte do dia também contou com espaço para discutir sobre Animação e Governança. Foi promovido um diálogo com ênfase no papel do Conselho Provincial, com apontamentos dos principais desafios e desenvolvimento de recomendações. Essa plenária já contou com uma perspectiva reflexiva para a eleição do Conselho, que ocorre à tarde. “Para esse momento, precisamos escutar as indicações do Espírito daqueles entre nós que podem formar uma equipe com a responsabilidade de levar em frente as prioridades da instituição", reiterou o Ir. Inacio.