Navegar para Cima

Notícias

Redação do Enem: a importância de falarmos sobre saúde mental

20/01/2021
Educação
Para quebrar os estigmas é necessário informação e conhecimento a respeito das doenças mentais.

​No último final de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe como tema central da prova de redação a seguinte temática: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Como uma instituição de ensino que preza pela valorização da vida, sabemos que a forma mais eficaz de combatermos o preconceito e o tabu que a sociedade ainda tem em torno desse tema é trazendo informação e conhecimento de qualidade sobre o assunto.

A saúde mental não é uma pauta que deve estar presente apenas nos meses em que fazemos grandes campanhas sobre combate ao suicídio, depressão, entre outros. Esse é um assunto de interesse coletivo e social que impacta diretamente em todas as nossas relações com as pessoas e por isso é tão importante estar constantemente em discussão.

A coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Teixeira, afirma que a escolha do tema foi muito pertinente: “interessante que a redação propunha uma elaboração interventiva de ações em respeito aos direitos humanos e promoção da vida. Adolescentes e jovens sinalizam alertas importantes diante do quadro social que vem impactando diretamente sua condição emocional e física. O repertório juvenil postula por atuações atentas, empáticas e conectivas, potencializando o ser, o conviver, o conhecer e o fazer de modo mais integral", afirma.

Para Adriana Evaldt, estudante da Escola de Humanidades PUCRS e membro do Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes: “O impacto na saúde mental é presente, principalmente, na vida de adolescentes e jovens, sendo a questão de adoecimentos tão séria quanto de outras doenças já muito abordadas. Um exemplo visível e recente é o cenário de preocupação no período da pandemia", avalia a estudante.

Cuidado integral com a vida

A formação marista tem como premissa o cuidado com o ser humano em sua integralidade. Em nossos espaços de atuação sempre pautamos a valorização da vida com um dos pilares base da nossa missão.

A temática da saúde mental é amplamente trabalhada por nossos profissionais desde a educação básica até a superior, passando, pela área da saúde em nosso hospital.

Em 2020, o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista com o apoio de profissionais da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente, Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista e Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS lançou o guia Saúde mental de adolescentes e jovens em contextos educativos: relações de cuidado humano. A publicação tem como objetivo apresentar um olhar informativo e interventivo, dedicado ao cuidado com a vida dos adolescentes e jovens impactadas pelo contexto contemporâneo. Faça o download da versão completa aqui​.

Para Simone Martins, supervisora educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista e integrante da equipe técnica de redação do guia, “o cuidado com a vida, em todas as suas dimensões, constitui-se princípio da proposta educativa. Os espaços de vivências, escutas e diálogos individuais ou coletivos, mediados pelo uso das tecnologias digitais contribuíram à manutenção de vínculos e das relações de cuidado humano no ano que passou e continuarão fazendo parte das intencionalidades pedagógicas a toda comunidade educativa, em 2021".

Acreditamos que o trabalho constante sobre esse tema, baseado em vivências, formações, rodas de conversa e compartilhamento de informações são primordiais para que os estigmas sobre as doenças mentais sejam superados e que a sociedade possa, de fato, colaborar com o acolhimento e inclusão de todas as pessoas de forma natural e respeitando os direitos humanos.​