Navegar para Cima

Notícias

Reconectar é o tema do Encontro de Jovens Maristas 2021

08/07/2021
Vida Partilhada
A atividade será em formato virtual no dia 2 de outubro

Tradicional no calendário da Rede Marista e muito esperado pelos/as adolescentes e jovens que fazem parte da Pastoral Juvenil Marista (PJM), o Encontro de Jovens Marista (EJM) não foi realizado em 2020 em decorrência da pandemia, no entanto, neste ano, o evento vai ocorrer. A atividade será em formato virtual no dia 2/10. 

O EJM 2021 foi lançado oficialmente no dia 25/6 por meio de uma live no You​Tube transmitida do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre (RS). A escola, em conjunto com a Equipe Provincial da PJM, é responsável por organizar o encontro em 2021. Na oportunidade foram apresentados o tema, o lema e a identidade visual do evento.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Linha visual do tema do Encontro de Jovens Maristas de 2021​

A temática da atividade em 2021 foi sintetizada em torno da palavra Reconectar, complementada pela frase: Em sintonia com a Casa Comum, como lema. Segundo um dos animadores da PJM do colégio que sedia o EJM, Vitor Colombo, essa abordagem vem sendo amadurecida pelos/as jovens desde 2019, quando souberam que estariam à frente do evento. De acordo com o jovem, o contexto pandêmico serviu para fortalecer a proposta. “Neste tempo que estamos vivenciando, temos a sensação de desgastes e afastamento de laços. Assim, percebemos que, mais do que nunca, era preciso nos reconectar com a Casa Comum, mas também uns/umas com os/as outros/as", explica. 

Para Vitor,  dessa forma é possível reafirmar também o compromisso da PJM com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos/as, tendo vista também o cuidado com o meio ambiente. “É preciso lembrar do sentimento de se colocar no lugar do/a outro/a, mesmo não o/a vendo. É preciso ressignificar o modo como abraçamos aqueles/as que precisam, mesmo que nossos braços não possam alcançá-los/as", destaca. 

Evento na modalidade online 

O EJM é realizado desde 2010 reunindo, anualmente, centenas de jovens em diferentes unidades da Rede Marista. O formato virtual, que será adotado neste ano, é inédito para equipe organizadora. Paula Cruz, assessora da PJM no Marista Assunção, afirma que, apesar do desafio, é gratificante planejar o encontro. “Exige por um lado uma certa maturidade e responsabilidade para compreender que temos certas limitações, mas, por outro lado, revela a nossa fé, criatividade e trabalho em equipe para realizar um EJM único", ressalta. 

Aspecto que é confirmado por Karen Theline Silva, assessora da Coordenação de Pastoral da Rede Marista, que acompanha a PJM e é integrante da Equipe Provincial. Para ela, mesmo que virtual, o encontro servirá para que os adolescentes e jovens permaneçam conectados/as com a proposta da PJM. “A realização deste encontro é uma maneira de manter acesa a chama da PJM. O espírito e a mística precisam continuar sendo vivenciados, pois, como diz Saint Exupéry, o essencial é invisível aos olhos, e está presente na PJM", acrescenta. 

A programação do dia 2/10 ainda não está definida, mas está sendo planejada com muito carinho pelos/as jovens da escola/sede e Equipe Provincial, e as expectativas para o evento são as melhores possíveis. “Espero que possamos nos sentir ​conectados/as, e que, de alguma forma, a distância passe a não existir nos campos metafísicos durante o evento. O que eu mais gostaria de sentir durante esse EJM é que possamos estar em sintonia, que possamos celebrar mais uma vez com muito amor, a nossa caminhada da PJM", projeta Vitor Colombo. 

Subsídio preparatório​

Até o EJM, os/as participantes serão convidados/as a vivenciar reuniões preparatórias. O subsídio com as propostas de assuntos para serem dialogados nos grupos propõe reflexões atreladas ao tema e ao lema do evento, e tem o objetivo de sintonizar os/as adolescentes e jovens com a temática. Clique aqui para conferir o subsídio ou confira o arquivo em PDF​.​