Navegar para Cima

Notícias

Quaresma, opção e cuidado pela vida

09/02/2018
Institucional
Compreendida pelo Catolicismo como os quarenta dias que antecedem a Páscoa, a Quaresma, iniciada em 14/2, nos provoca a tomar atitudes que aproximam nosso projeto de vida do projeto de amor de Deus.

​​​​​​​​​Compreendida pelo Catolicismo como os quarenta dias que antecedem a Páscoa, a Quaresma, iniciada em 14/2, nos provoca a tomar atitudes que aproximam nosso projeto de vida do projeto de amor de Deus. É o convite para rever nossas opções cotidianas e torná-las mais geradoras de vida, assim como fez Jesus durante seu período de silêncio e oração. Tempo de recordarmos que somos todos irmãos e que precisamos prezar pelo cuidado e o bem coletivo.

O apelo bíblico escolhe, pois, a vida lembra que não podemos ser indiferentes às diversas realidades que nos cercam. É preciso olhar para os espaços nos quais estamos inseridos e garantir que o amor tenha a voz mais forte, para que a verdade, o perdão e a alegria sejam base para as relações. Somos chamados a defender, resgatar, restaurar e promover a vida. Contudo, fazer essa opção requer coragem para enfrentar os grandes e complexos desafios que nos são apresentados, propondo caminhos de transformação da sociedade para que a pessoa seja sempre valorizada em sua plenitude – e que a vida seja um dos principais fundamentos dos valores que marcam o nosso existir e determinam o nosso agir.

Quando estamos abertos ao conhecimento do outro, encontramos nele virtudes e fragilidades semelhantes às nossas e nos despimos da prepotência que rotula, do ódio que fere, da mentira que macula, da vingança que destrói. Optar pela vida exige de nós a capacidade de conviver com o outro valorizando sua individualidade e promovendo o respeito mútuo.​