Navegar para Cima

Notícias

Projeto Reflexões apresenta desafios da Educação Superior

05/05/2014
Educação
Quem são os maristas e que trabalhos desempenham? Quais os desafios da Educação Superior num mundo globalizado e competitivo? Como estabelecer um compromisso institucional e qualificar as relações interpessoais?

​​​​Quem são os maristas e que trabalhos desempenham? Quais os desafios da Educação Superior num mundo globalizado e competitivo? Como estabelecer um compromisso institucional e qualificar as relações interpessoais? Durante três dias, uma série de palestras dinâmicas de interação entre professores, técnicos administrativos e Administração Superior procurou debater e responder a essas e a outras questões na 17ª edição do Projeto Reflexões. O encontro foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril, e reuniu 118 colaboradores da PUCRS no município de Bento Gonçalves (RS), nas dependências do Dall’Onder Grande Hotel.

Criado no ano 2000, o Projeto Reflexões é uma ação voltada à formação continuada, estreitando a relação entre a Universidade e seu corpo funcional. O evento reúne o Reitor Joaquim Clotet e os demais membros da Administração Superior da PUCRS e, este ano, teve a participação do vice-presidente e vice-provincial da Rede Marista, Ir. Deivis Alexandre Fischer.

A imersão na origem do Instituto dos Irmãos Maristas foi o aspecto que chamou a atenção do técnico administrativo Fernando Coruja Junior, da Gerência de Tecnologia de Informação e Telecomunicações. “Foi muito interessante saber da abrangência da atuação marista no mundo e do trabalho desempenhado com crianças”, ressalta.

Adolfo Pizzinato, professor da Faculdade de Psicologia, considera importante a pausa proporcionada pelo encontro e avalia a identidade como um tema-chave para se pensar a Universidade na atualidade e no futuro. “É importante essa parada para reflexão. A identidade diz respeito ao que queremos fazer, como nos identificamos no processo educacional e quem são os nossos alunos e egressos, que marca nossa Instituição deixa para eles, na forma e no conteúdo”, pondera. ​​