Navegar para Cima

Notícias

Projeto Entrelaça realiza ações em escola estadual de Viamão

26/08/2022
Institucional
A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Rede de Solidariedade do Brasil Marista

O Projeto Entrelaça é uma iniciativa da Rede de Solidariedade do Brasil Marista que tem como objetivo qualificar a educação pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Na região sul, considerando os critérios sociodemográficos e socioeducacionais, o município de Viamão (RS) é a localidade na qual o projeto se desenvolve.

Desde fevereiro, a Rede Marista vem realizando atividades na Escola Estadual Ayrton Senna, localizada na Vila Augusta. Na jornada pedagógica, foram mapeadas as iniciativas que seriam realizadas ao longo de 2022 e, desde então, a Rede Marista segue presente no cotidiano da escola promovendo diferentes tipos de parcerias.

​Atividades formativas para educadores e estudantes

Durante o mês de agosto, a equipe do Projeto Entrelaça promoveu atividades formativas para os educadores e estudantes da Escola Ayrton Senna. No dia 16, o grupo de docentes participou de uma palestra sobre inclusão no ambiente escolar e, no dia 23, os estudantes tiveram uma formação sobre educação financeira.

A primeira formação foi conduzida pela assessora de inclusão dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Daisy Eckhard Bondan, que provocou reflexões sobre os processos inclusivos em sala de aula. “A inclusão é constituída por mediação, partilha, colaboração, desconstrução e reconstrução.  É pensar os sujeitos em sua integralidade, em seus tempos, em seus caminhos da aprendizagem.  Poder estar em um espaço de formação é dar a possibilidade de refletir sobre que propósito temos, qual a nossa missão", ressalta Daisy.

Adriana Costa, diretora da Escola Ayrton Senna, frisa que falar sobre esse tema é sempre muito importante, reforçando que as aulas devem ser inclusivas. “A inclusão não deve ser só o acesso, mas deve ser real: uma inclusão para o sujeito, do sujeito e com os outros sujeitos. Parar para pensar nisso é muito produtivo", reforça a gestora escolar. A formação seguiu no turno da tarde com dinâmicas grupais desenvolvidas pela vice-diretora da escola e por Carolina Carlet, colaboradora marista, integrante do Projeto Entrelaça. “O dia de formação teve como objetivo proporcionar para os professores da Escola Ayrton Senna um momento de partilha, integração e reflexão acerca de suas práticas pedagógicas", afirmou Carolina.

Já a formação para os estudantes aconteceu no dia 23/8 e teve como tema central a educação financeira. Cerca de 24 alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram da atividade desenvolvida pelo Sicredi no Programa Cooperação na Ponta do Lápis.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Formação para estudantes sobre educação financeira

De uma forma leve, com linguagem acessível e descontraída, Luis Otavio Wille Mendina, colaborador do Sicredi, conduziu a atividade. Ele explica que o objetivo do Programa é cooperar para uma vida financeira mais saudável. “Utilizamos uma metodologia simples e lúdica, que auxilia na reflexão, na ação e na conscientização de uma vida financeira equilibrada, impulsionando o crescimento dos participantes e contribuindo para uma sociedade mais próspera", afirma. Ao final da formação, todos os estudantes receberam certificados.

Para Luciana Buksztejn Gomes, assessora de representação institucional da Rede Marista, a parceria com o Sicredi fortalece o Projeto Entrelaça e traz maior consciência acerca da educação financeira. “São muitas as frentes possíveis quando buscamos fortalecer a educação pública, por isso encontrar parceiros que também busquem uma maior tomada de consciência, que trabalhem por uma sociedade mais justa e igualitária, faz todo o sentido", destaca Luciana.