Navegar para Cima

Notícias

Projeto Entrelaça inicia atividades em Viamão

14/03/2022
Institucional
Em fevereiro, a equipe do Projeto participou da Jornada Pedagógica

O Projeto Entrelaça é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Rede de Solidariedade do Brasil Marista, envolvendo três municípios brasileiros, sendo que na região sul o município escolhido foi o de Viamão (RS), a partir de critérios sociodemográficos e socioeducacionais. 

O Projeto tem como objetivo qualificar a educação pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Em fevereiro, a Rede Marista participou da Jornada Pedagógica da Escola Ayrton Senna, na Vila Augusta, em Viamão (RS), para melhor desenhar, de forma conjunta, as atividades que serão desenvolvidas em 2022.

Etapas do projeto na Rede Marista

A partir do diagnóstico realizado em agosto de 2021 no território, foi possível identificar o abandono escolar juvenil como um dos principais desafios educacionais nesse contexto. Assim, foi construída uma proposta de plano de ação, apresentada para diferentes atores ligados à educação e aos direitos de adolescentes e jovens em Viamão (RS).

Em fevereiro, a proposta foi divulgada à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-RS) e à 28ª Coordenadoria Regional de Educação (28ª CRE), que abraçaram a ideia, sugerindo que as ações do Projeto iniciassem pela Escola Estadual de Ensino Médio Ayrton Senna. Após alinhamentos junto à direção da escola, integrantes do Entrelaça participaram da Jornada Pedagógica da Escola e apresentaram as ações idealizadas a serem desenvolvidas ao longo dos próximos três anos.

Ações propostas

Entre as ações, uma delas envolve a realização de uma pesquisa voltada a compreensão das motivações do abandono escolar no território; outra, a formação de jovens lideranças; assim como a participação em processos formativos de educadores e a realização de visitas domiciliares de busca-ativa dos jovens em situação de abandono escolar.  

Segundo a Assessora Pedagógica Social Cristiane Leal dos Anjos, integrante da Equipe do Projeto Entrelaça, a participação na Jornada foi um ótimo ponto de partida: “Esse foi um momento muito importante de partilhas e trocas com os professores do diurno e do noturno da escola.”  Para Bruna Koerich, Analista de Políticas Sociais e integrante do Projeto, a participação em momentos como a Jornada possibilita que as ações do Entrelaça sejam pensadas em conjunto com a escola, garantindo a organicidade da iniciativa na comunidade. 

A Diretora Adriana Costa reforçou a alegria em receber o projeto e que "ter a possibilidade de, ao menos, saber o que aconteceu com aqueles que abandonaram já dá um alento no coração dos professores que fazem de tudo para que eles acessem e permanecem na escola". A diretora ainda salientou que a disponibilidade da equipe foi fundamental para a receptividade do projeto junto ao corpo docente.

​Saiba mais sobre o projeto

Acesse o site do Projeto Entrelaça e saiba ma​is detalhes sobre essa iniciativa.

Para saber mais sobre o projeto, ou em caso de dúvida, entre em contato através do e-mail [email protected].