Navegar para Cima

Notícias

Primeira Comunidade Internacional Mista é instalada no Brasil

01/09/2016
Institucional
Ser o rosto mariano da Igreja, criar um espaço para que Irmãos e Leigos partilhem vida, fé e missão, sendo presença evangelizadora entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

​Ser o rosto mariano da Igreja, criar um espaço para que Irmãos e Leigos partilhem vida, fé e missão, sendo presença evangelizadora entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Este é o objetivo da primeira Comunidade Internacional Mista da Região América Sul, que inicia suas atividades a partir desta quinta-feira, 1º/9, no município de Tabatinga, no Estado do Amazonas, área de atuação da Rede Marista.

A criação de Comunidades Internacionais faz parte do Projeto La Valla 200 – Comunidades Internacionais para um novo começo, que propõe uma ação imediata do Instituto Marista a fim de promover em cada uma das sete regiões de atuação, comunidades mistas de Irmãos e Leigos de diversos lugares do mundo, capazes de se comprometer a responder de maneiras novas e ousadas para a transformação e as urgências do mundo de hoje.

Conforme o Superior-Geral, Irmão Emili Turú, a proposta de convivência entre Irmãos e Leigos de diferentes nacionalidades caminha neste sentido. “Estamos começando uma nova forma de vida cristã na Igreja, vivendo a comunhão entre religiosos e Leigos, e respeitando as diferentes vocações que são mutuamente enriquecedoras", explica.

A partir da último Capítulo-Geral do Instituto Marista, realizado em 2009, a ideia de formar Comunidades Mistas começou a se concretizar. Durante a Conferência Geral dos Irmãos Maristas, em 2013, ficou definido que seriam criadas pelo menos duas comunidades internacionais em cada uma das sete regiões de atuação do Instituto no mundo: África, Arco Norte, América Sul, Europa e Oceania.

Missionários

Entre as integrantes da Comunidade está a Leiga missionária Verónica Rubi, que atualmente integra a Rede Marista, atuando na Região Amazônica. Natural da Argentina, Verônica atua no Instituto Marista há mais de duas décadas. “Ao longo todos esses anos a missão foi se tornando cada vez mais importante na minha vida, sempre no âmbito Marista", conta Verônica.

A preparação para participar da Comunidade Internacional iniciou há pelo menos dois anos. “Apresentei minha disponibilidade ao Instituto para sair novamente em missão, desta vez numa Comunidade Marista Mista. Em 2014, cheguei ao Amazonas particularmente a Tabatinga", conta. 

Sobre a expectativa, Verônica diz que está muito feliz em participar de um momento histórico do Instituto. “O desafio é grande e apaixonante, contamos com a presença do Espírito que nos antecede em tudo e com Ele caminhamos, em comunhão com muitos outros Maristas de Champagnat de todo mundo", afirma.

Além dela, farão parte o Irmão Íñigo García da Espanha, o Irmão Justin Golding da Austrália e a Leiga Peggy Vivas da Venezuela. A Comunidade Internacional vai utilizar a estrutura física da Rede Marista já existente no município de Tabatinga, onde a presença dos Irmãos já é consolidada. A inauguração oficial da Comunidade está marcada para o dia 18/9. Haverá missa e atividades celebrativas.