Navegar para Cima

Notícias

Primeira assembleia mundial de coordenadores provinciais de voluntariado ocorre em Roma

29/12/2019
Institucional
No mês de novembro, representantes de todas as Regiões Maristas estiveram reunidos em prol da cultura da solidariedade

​Entre os dias 25 a 30 de novembro, ocorreu a primeira Assembleia Mundial dos Coordenadores Provinciais do Voluntariado, em Roma. Organizado pelo departamento de Colaboração para a Missão Internacional (CMI), o encontro contou com a presença de 40 Irmãos, Leigos e Leigas, além da participação de representantes da Casa Geral. 

Na ocasião, foi criada a Rede de Coordenadores Provinciais do Voluntariado do Instituto Marista. Com caráter internacional, responde à necessidade de unir esforços no campo do voluntariado interprovincial, compartilhando boas práticas, melhorando processos e unificando linguagens e metodologias, tanto para enviar, como para receber voluntários. Essta rede procura contribuir, de forma mais eficaz, para a construção de uma cultura de solidariedade e de encontro em favor dos mais necessitados e excluídos.

Da Região América Sul, estiveram presentes: Renato Biasi (Província Marista Brasil Sul-Amazônia), Monica Linares (Província Marista Cruz del Sur); Ir. Luc​​as José Ramos Lopes (Província Marista Brasil Centro-Sul), Alvanei Aparecido Santana Finamor (Província Marista Brasil Centro-Norte) e Ir. Juan Manuel Garcia (Província Marista Santa Maria de los Andes).

Segundo o Ir. Valdícer Fachi, Diretor do CMI, o encontro foi um ponto de chegada e um ponto de partida. “Chegada, pois recolhemos as aprendizagens e frutos do caminho realizado. Partida, com a criação da Rede, possibilitando processos mais coordenados e articulados". Conclui que "reafirmamos que o voluntariado contribui para a construção da cultura da solidariedade e para a construção de uma família global”.