Navegar para Cima

Notícias

Primeira assembleia mundial de coordenadores provinciais de voluntariado ocorre em Roma

No mês de novembro, representantes de todas as Regiões Maristas estiveram reunidos em prol da cultura da solidariedade
30/12/2019
Institucional
No mês de novembro, representantes de todas as Regiões Maristas estiveram reunidos em prol da cultura da solidariedade

​Entre os dias 25 a 30 de novembro, ocorreu a primeira Assembleia Mundial dos Coordenadores Provinciais do Voluntariado, em Roma. Organizado pelo departamento de Colaboração para a Missão Internacional (CMI), o encontro contou com a presença de 40 Irmãos, Leigos e Leigas, além da participação de representantes da Casa Geral. 

Na ocasião, foi criada a Rede de Coordenadores Provinciais do Voluntariado do Instituto Marista. Com caráter internacional, responde à necessidade de unir esforços no campo do voluntariado interprovincial, compartilhando boas práticas, melhorando processos e unificando linguagens e metodologias, tanto para enviar, como para receber voluntários. Essta rede procura contribuir, de forma mais eficaz, para a construção de uma cultura de solidariedade e de encontro em favor dos mais necessitados e excluídos.

Da Região América Sul, estiveram presentes: Renato Biasi (Província Marista Brasil Sul-Amazônia), Monica Linares (Província Marista Cruz del Sur); Ir. Luc​​as José Ramos Lopes (Província Marista Brasil Centro-Sul), Alvanei Aparecido Santana Finamor (Província Marista Brasil Centro-Norte) e Ir. Juan Manuel Garcia (Província Marista Santa Maria de los Andes).

Segundo o Ir. Valdícer Fachi, Diretor do CMI, o encontro foi um ponto de chegada e um ponto de partida. “Chegada, pois recolhemos as aprendizagens e frutos do caminho realizado. Partida, com a criação da Rede, possibilitando processos mais coordenados e articulados". Conclui que "reafirmamos que o voluntariado contribui para a construção da cultura da solidariedade e para a construção de uma família global”.