Navegar para Cima

Notícias

Plano de Formação Inicial atualizado será apresentado em agosto

17/07/2020
Institucional
Além do Noviciado, as demais etapas do itinerário formativo são propostas para a Região

Aprovado em outubro de 2016, o Noviciado Regional vem construindo uma caminhada colaborativa e de aprendizagens na cidade de Cochabamba, na Bolívia. Ao longo dos últimos três anos, a primeira etapa do itinerário formativo a ser estruturada de forma regional já propôs atividades de reflexão, momentos de espiritualidade, encontros com Conselho Regional e diversas outras vivências. Com a chegada do contexto de crise ocasionada pela pandemia, entretanto, o grupo composto por jovens noviços dos sete países precisou adaptar-se de acordo com o que vinha sendo pensado no Plano de Formação. “Estamos vivendo tempos complicados, mas foi possível administrar e adaptar as nossas atividades" afirma o Ir. Isidro Azpeleta, responsável pela formação e acompanhamento dos Noviços.  “No segundo semestre, estava programada uma experiência pastoral para cada um dos jovens em outro país". O Irmão conta que a vivência será realizada de forma virtual, em que cada um dos Noviços será destinado a compartilhar percepções sobre a vida comunitária e pastoral com grupos indicados em um dos países da Região. 

Plano de Formação Inicial: uma caminhada conjunta

Um dos objetivos regionais de formação de jovens Irmãos, desde a sua fundação, foi a construção de um planejamento que contemplasse todas as etapas do itinerário formativo. Atualmente, apenas o Noviciado é o período estruturado de maneira regional.  Assim, após reuniões com grupos de Irmãos e Leigos, ao longo de 2019, foi possível construir, em conjunto, o Plano de Formação Inicial para a Região América Sul.  “Este Plano de Formação foi elaborado por partes ao longo de cinco anos", conta o Ir. Isidro. “O foco do planejamento está no jovem vocacional que empreende um itinerário de vida, seguindo Jesus Cristo, no jeito de Maria, em uma Comunidade Marista". 

O documento contém orientações para as etapas que fazem parte da formação inicial: pré-noviciado, noviciado e pós-noviciado. Para o Ir. Deivis Fischer, membro da equipe regional e representante da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, a iniciativa traz um conceito de uma aprendizagem holística. “O plano contempla as diversas dimensões do indivíduo em que a própria pessoa é artífice de seu processo de formação", explica. “Propõe um conjunto de ferramentas que ajudam no processo formativo".

O documento está em fase de revisão final e será encaminhado para aprovação em Conselho no mês de agosto. A proposta é que seja um material de orientação para que as cinco Províncias alinhem seus processos, de maneira que a caminhada vocacional esteja cada vez mais sinérgica. “Até o momento, cada Província tinha um plano de formação para seus postulantes e noviços. Com o contexto regional, foi possível a criação do Noviciado, e agora estamos estruturando o Plano de todo o itinerário para a Região", explica Ir. Isidro.   

Conheça o grupo responsável pela formação regional

Denominado Equipe de Formação Inicial, o grupo de trabalho está, atualmente, dividido de acordo com as etapas formativas, pré-noviciado, noviciado e pós-noviciado. Ele é composto por Irmãos de cada uma das cinco Províncias. São eles: ​Ir. Joilson Toledo e Ir. Rubens Falqueto, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN); Ir. Cézar Cavanus e Ir. Otalivio Sarturie, da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), Ir. Deivis Fischer, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), Ir. César Borja, da ​​​Província Marista Cruz del Sur (PCS); Ir. Isidro Azpeleta, da Província Marista Santa María de Los Andes (PSMA).