Navegar para Cima

Notícias

Planejamento para 2020 pauta reunião do Conselho e Comitê

30/10/2019
Institucional
Representantes das Unidades Administrativas estiveram reunidos no Paraguai para definir perspectivas do próximo ano

​​Entre os dias 23 e 26 de setembro, ocorreu a reunião do Conselho e do Comitê da Região América Sul, em Coronel Oviedo, no Paraguai. O encontro teve como objetivo dialogar sobre os avanços dos projetos e planejar as iniciativas que devem ser submetidas a aprovação na próxima assembleia regional. Integraram-se ao Conselho Regional, que é composto pelos Irmãos Provinciais, os Conselheiros-Gerais do Institut​o Marista, Ir. Óscar Martin Vicario e Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa. 

Ao longo da semana, o Conselho avaliou os avanços das iniciativas regionais. Entre as propostas sugeridas, foi destacada a importância dos esforços voltados ao fortalecimento da imagem institucional associada à missão. Também foi debatida a fundamental participação da Região no tema da Solidariedade e nas distintas correntes migratórias da atualidade.

Além disso, foram abordados os futuros encaminhamentos do projeto Identificação de Especialistas, uma proposta de reconfiguração para uma equipe de Formação Inicial e Permanente e a atualização das atividades da equipe que desenvolve as propostas da Rede de Escolas. Para Marcelo Cordeiro, integrante do Comitê Regional, os passos dados se mostram positivos. “A Região tem andado como experiência relevante da construção de nossas características como família carismática global”, disse. 

A semana de reunião também contou com um momento de partilha e apresentação musical de estudantes do Colégio Maristas Champagnat, de Coronel Oviedo.

Região América Sul caminha para 2020

Faltando menos de seis meses para a IV Assembleia Regional, as pautas para o mais importante momento deliberativo da Região América Sul já estão sendo alinhadas. Durante os dias de Conselho, foi organizada uma agenda central para a Assembleia, que irá contemplar três pilares: formação, comunicação e deliberação sobre os assuntos relacionados à Região e às Unidades Administrativas. Além disso, também será a oportunidade para que as iniciativas estratégicas apresentem resultados, sua caminhada e possíveis projetos para os próximos anos. A Assembleia ocorrerá entre os dias 15 e 18 de abril, em Cochabamba, na Bolívia.​