Navegar para Cima

Notícias

Papa Francisco propõe compromisso do cuidado com a Casa Comum

18/05/2020
Espiritualidade
A semana Laudato Si' inicia dia 16/5 culminando com o Dia Mundial de Oração, no dia 24/5

​​​​​​​​​No dia 24 de maio completam-se cinco anos do lançamento da Laudato Si’, documento escrito pelo Papa Francisco sobre o cuidado com a Casa Comum e com o mundo que queremos construir. Para celebrar a data, o pontífice lançou uma campanha global convidando pessoas ao redor do mundo a participarem de uma semana de celebração, orações e formações. As atividades iniciam dia 16/5, culminando com o Dia Mundial de Oração, marcado para o dia 24/5. 

Com tema “Tudo está interligado”, a proposta da Semana Laudato Si’ é promover seminários de formação on-line, interativos e colaborativos, além de momentos de reflexão. Segundo o Vaticano, esses princípios são particularmente relevantes no contexto atual da pandemia de coronavírus e oferecem uma visão de como construir um mundo mais justo e sustentável. Francisco renova o chamado urgente por respostas à crise ecológica. “O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom de nosso bom Deus criador”, afirma no vídeo de convocação para a Semana Laudato Si.

As atividades estão disponíveis no site oficial da semana e são oferecidas por entidades parceiras do evento, como a Rede Eclesial Panamazônica (Repam) que também disponibiliza em seu portal institucional diversas ações alusivas à Semana Laudato Si’. Dentre elas destacamos a live do Movimento Católico​​ Global pelo Clima que será realizada no dia 20/5, às 19h, no instagram​, e contará com a presença agente de pastoral Diego Aguiar, da Comunidade Marista de Manaus.

​Assista abaixo o convite do Papa Francisco para celebrar a Semana Laudato Si’​


 



Dia Mundial de Oração

Comprometidos/as com o cuidado com a Casa Comum, vamos unir nossos corações em prece no dia 24 de maio, ao meio-dia (seu horário local). O convite do Papa Francisco é para rezarmos a “Oração comum para o quinto aniversário da Laudato Si” (imagem acima). Podemos rezá-la em família, numa videochamada com familiares, amigos/as, enfim, pode-se usar a criatividade para marcar este momento de oração.