Em 13/3/2023, a Igreja celebra um importante marco: o aniversário de 10 anos do Pontificado do Papa Francisco. Reconhecido pela simplicidade, humildade e por dar destaque à misericórdia de Deus, Francisco se tornou o 266º Papa da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano no dia 13/3/2013, sendo eleito o primeiro Papa latino-americano.
Argentino, Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro Papa a escolher o nome de Francisco. Dias depois de sua eleição, ele mesmo explicou o motivo: “Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o Papa. Ele me abraçou, me beijou e disse: 'Não se esqueça dos pobres'. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis."
Seu pontificado tem como ponto de partida o modo de ser e agir de São Francisco de Assis. Ao convidar os fiéis a retomar o frescor original do Evangelho, pede à humanidade um sentido pleno de fraternidade e de atenção à Casa Comum e à ecologia integral. A Igreja de Francisco é, portanto, uma Igreja “em saída”, de portas abertas, para que o amor de Jesus chegue a todos em completude.
Oremos pelos 10 anos do pontificado do Papa Francisco
Como forma de demonstrar apoio ao Santo Padre nesta data especial, o Sínodo Digital – iniciativa do Vaticano para a comunicação a serviço da caridade – lançou uma página virtual chamada Uma Ave Maria pelo Papa Francisco. A página permite “acender” uma vela digital em homenagem ao Papa Francisco, assim como informar quantas Ave-Marias cada pessoa se compromete a rezar no dia 13 de março para celebrar o aniversário de pontificado.
Em sintonia e em prece com esta iniciativa, agradecemos a Deus pelo serviço do Papa Francisco ao longo deste tempo. Seus gestos concretos de amor e compaixão são verdadeiros testemunhos da paixão pelo Reino de Cristo.