Navegar para Cima

Notícias

Painel Farol de Esperança aborda missão e gestão para o mundo marista

17/07/2020
Institucional
Evento virtual abordou os aprendizados e oportunidades do presente para um cenário pós-crise

​​​Na manhã desta terça feira, 14/7, foi realizada a décima terceira edição do painel Farol de Esperança, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), Farol 1817, Instituto Ciência e Fé, Escola de Humanidades da PUCPR, UMBRASIL e Região América Sul. O evento virtual que contou com uma audiência de cerca de 4200 participantes, recebeu como painelistas o Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez, o Ecônomo Geral, Ir. Libardo Garzón e do Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, Ir. Benê Oliveira e foi moderado pelo Diretor do Memorial Marista da PMBCS, Dyógenes Araújo.

​​Buscando novas perspectivas

Missão e Gestão: aprendizados e oportunidades para o Carisma Marista na crise (e no pós) Covid-19” foi o tema condutor da fala dos convidados. Na primeira parte do evento, a conversa foi sobre como as Províncias Maristas, em sua diversidade, têm lidado com a propagação do coronavírus e com a necessidade de distanciamento social. O Provincial, Ir. Bene Oliveira, abriu o evento e fez um agradecimento pela dedicação de todos os Irmãos, educadores e colaboradores em seus espaços de missão e resgatou os momentos de dificuldade, sensibilidade e aprendizado passados ao longo desse semestre nos diferentes contextos maristas em toda a América Sul. 

Na sequência, Ir. Ernesto Sánchez iniciou sua fala desejando saúde e se solidarizando por todos que perderam pessoas queridas nesse momento sensível. Lembrou das incertezas do distanciamento social, mas trouxe uma perspectiva positiva necessária para seguir a caminhada marista e recordou que só será possível avançar se esse desafio for superado em conjunto. "Nesse momento, precisamos ser corresponsáveis pela busca das respostas", reforçou. 

O espaço de diálogo seguiu com a fala do Ir. Libardo Gárzon, que trouxe mencionou possíveis cenários dos impactos econômicos da crise. "O impacto existe, porém, é necessário lembrar que são cenários muito diferentes" disse. "Estamos fazendo uma consulta para entender os contextos de cada espaço de missão do Instituto", contou. Na sequência, a proposta foi repensar os rumos da atuação marista para além do período de crise. Por meio dos questionamentos sobre as adaptações necessárias para a prática do carisma nas diversas regiões afetadas pela pandemia, os painelistas trouxeram uma perspectiva de futuro nas dimensões da espiritualidade, ciência e solidariedade. 

Ir Ernesto lembrou o papel importante da ciência e da pesquisa nesse momento. "Sobre as inovações, é impressionante como a conectividade nesses quatro meses foi tão desenvolvida”, afirmou. “Esses movimentos de entender o que pode ser virtual e buscar alternativas para o presencial, chegaram para ficar”.  O Superior Geral ainda recordou a relevância da espiritualidade na vida cotidiana. “Parece que tudo isso que estamos vivendo nos ensina a perceber a espiritualidade ao nosso redor. Também aprendemos a ter ritmos mais humanos, menos acelerados", disse. "O tempo de confinamento nos ofereceu uma melhor experiencia do silêncio, do nosso interior, a busca pela nossa luz". 

Para encerrar, o Ir. Libardo apresentou reflexões sobre o novo normal que foi abordado por Papa Francisco. "Somos convidados a pensar uma economia que está a serviço do homem e não o contrário", lembrou. "Acredito que o novo normal nos pede uma interdependência, em que reconhecemos nossa fragilidade e a dos outros e nos solidarizamos por isso", completou.

Sobre o Painel Farol de Esperança

O painel Farol de Esperança é uma iniciativa da Província Marista Brasil Centro Sul e foi criada com o intuito de reunir especialistas de diversas áreas e tratar de temas relevantes para o contexto atual, em linguagem simples e acessível. Além disso, a comunidade é convidada a participar desses momentos de bate-papo, com seus comentários e perguntas. 

Desde que o período de distanciamento social começou, em virtude das medidas preventivas de enfrentamento ao coronavírus, os eventos virtuais têm sido uma oportunidade para o diálogo, principalmente para aprofundar as reflexões sobre assuntos complexos e compartilhar pontos de vista que nos ajudam a pensar e agir.

Quem não conseguiu acompanhar, ao vivo, os eventos realizados anteriormente, pode encontrar os vídeos no canal do Farol 1817 no Youtube.