Navegar para Cima

Notícias

Oficina de Capacitação do Programa de Formação Marista para Colaboradores/as reúne 60 representantes

27/09/2019
Institucional
Atividade foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro, na Casa Marista da Juventude

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Entre os dias 11 e 12 de setembro, ocorreu a Oficina de Capacitação do Programa de Formação Marista para Colaboradores/as, na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS). ​O encontro que reuniu 60 representantes de todos os empreendimentos da Rede Marista, teve como objetivo capacitar e orientar multiplicadores/as para a execução do programa de formação.

Os dois dias de atividades contaram com uma programação ampla, que abordou diferentes temáticas institucionais. Na quarta-feira, o encontro inic​iou com uma apresentação da pesquisa do Programa de Formação Marista de Colaboradores/as, conduzida pela Coordenação de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede Marista. Na sequência, foi realizado um resgate dos temas de Formação Continuada e uma apresentação sobre os Posicionamentos Institucionais com representantes da Coordenação de Pastoral e da Coordenação de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista. O dia foi encerrado com um momento de vivência do documento Rede Marista: Nosso Jeito de Ser.

Para o analista de Pastoral da PUCRS, João Fett, a formação foi um momento propício para refletir sobre a identidade compartilhada pelas várias frentes de atuação da Rede Marista. “Reflexão e experiência mesclaram nossos momentos de aprofundamento de causas valiosas para todos nós, maristas, como nosso cuidado e proteção das infâncias, bem como nossa presença e compromisso com a Amazônia", disse. “Durante a formação, foram renovadas as oportunidades para a realização da missão no dia-a-dia do trabalho, e embora os desafios sejam grandes, nosso entusiasmo, tal qual o de São Marcelino Champagnat, é ainda maior", concluiu.

Já na quinta-feira, as atividades iniciais contemplaram um momento expositivo para o conhecimento do conjunto da atuação marista, além de uma apresentação sobre os cenários e a presença da missão marista na Amazônia. O encontro foi finalizado com uma oficina sobre o Programa Nossos Valores conduzida pela equipe de Auditoria, Riscos e Compliance.

Para a coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede Marista, Aline da Cunha, os dois dias foram essenciais para o fortalecimento do Programa de Formação de Colaboradores/as Maristas: “Foi um encontro muito importante de retomada da caminhada no Programa que foi lançado em 2014 e que dá as grandes diretrizes para a formação marista dos colaboradores da nossa Rede", disse.