Navegar para Cima

Notícias

Observatório Juventudes promove grupo de estudos online

09/08/2021
Institucional
A temática discutida é Juventudes, pandemia e direitos humanos: olhares sobre o contexto contemporâneo

Atentos aos contextos juvenis contemporâneos, o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista oportuniza, gratuitamente, cinco encontros de estudos transdisciplinares para debater os impactos da pandemia nos direitos das juventudes.

Os encontros dialogais ocorrem virtualmente, com proposição de materiais para estudo prévio e com a participação de pesquisadores, docentes, familiares e estudantes com interesse junto às temáticas de discussão.

O grupo de estudos inicia no dia 17/8, com encontros semanais sempre nas terças-feiras, das 17h30 às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar faça a sua inscrição até o dia 16/8 aqui. As vagas são limitadas e a participação de, ao menos 75%, via preenchimento do link de presença, garantirá certificação de 20h.

Para mais informações, é possível acessar o Grupo de Pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, responsável pela coordenação da iniciativa, no e-mail: [email protected].

Confira a programação completa:

17/08 – Introdução aos estudos dos direitos das juventudes

Este encontro tem por objetivo a integração do grupo e promover uma partilha inicial a respeito da temática das juventudes a partir do Estatuto da Juventude e literatura científica.

24/08 – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil

Este encontro tem por objetivo refletir sobre o papel social dos jovens em diversos âmbitos, como cidadãos com direito à participação na construção da sociedade.
Convidada: Gisele Ribeiro Seimetz – Mestre em Serviço Social e Assistente Social (PUCRS). Atua no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da UFRGS.

31/08 – Direito à Educação I

Este encontro tem por objetivo iniciar um debate sobre as diferenças e impactos da pandemia na educação, além de tentar entender de que maneira o jovem recebe e convive com as novas metodologias e configurações de espaçotempo no processo educativo.
Convidado: Diego Brandão Nunes - Mestre em Ensino de Geografia (UFRGS) e licenciado em Geografia (PUCRS). Docente de Educação Básica na Rede Marista. Atua com formação de professores em redes públicas e privadas.

14/09 – Direito à Educação II

Este encontro tem por objetivo seguir as discussões sobre os impactos da pandemia na educação. Pretende se discutir os desafios que o espaço casa/lar estabelece, enquanto lugar em que se dá o processo educativo.
Convidada: Jacqueline Camillo Fernandes– Especialista em Direito de Família e Sucessões (PUCRS). Atua como advogada, membro de Comitês regionais em garantia dos direitos da criança e do adolescente.

21/09 – Direito à Educação III

Este encontro tem por objetivo levantar aspectos das realidades educacionais atuais nos diferentes contextos, considerando projetos de vida, futuro e trabalho de adolescentes e jovens.
Convidada: Luciana Winck Correa - Mestre em Educação (PUCRS), Especialista em Gestão de Pessoas (FGV) em Gestão Curricular Marista (PUCRS). Psicóloga (PUCRS) e vice-diretora pedagógica do Colégio Marista João Paulo II.