Navegar para Cima

Notícias

O Instituto Marista lançará Rede Global Marista de Escolas em outubro

03/08/2021
Institucional
O lançamento oficial do projeto acontecerá de 25 a 29 de outubro

​​A Rede Global Marista de Escolas é um projeto do Conselho Geral do Instituto Marista em resposta ao apelo do XXII Capítulo Geral que pediu para que sejamos uma família global. O projeto tem como objetivo oportunizar pontos de contato e compartilhamento da missão educativa marista que se desenvolve em mais de 600 escolas, com o trabalho de mais de 70.000 educadores.

Em nome do Conselho Geral, o Secretariado de Educação e Evangelização, em colaboração com a Rede de Editoras Maristas, está organizando o lançamento oficial do projeto para o período de 25 a 29 de outubro de 2021.

Como surgiu a Rede Global Marista de Escolas

A partir do desejo de promover um projeto de uma rede internacional de escolas que favoreçam o fortalecimento da missão educativa Marista, o Conselho Geral do Instituto Marista iniciou o planejamento da iniciativa.  A Rede tem objetivo de contribuir para o desenvolvimento da vitalidade e sustentabilidade da missão marista no âmbito escolar que é desenvolvido pelo Secretariado da Educação e Evangelização.

Em maio de 2019, foi convocada uma equipe representativa das diferentes regiões do Instituto Marista que projetou as bases e o desenho do projeto da Rede Global Marista de Escolas. Uma das primeiras atividades desenvolvida foi a realização de uma consulta global que permitiu sondar o sentimento em relação à proposta da rede. A equipe do Crialab, do Tecnopucrs, auxiliou na execução dessa pesquisa e na apresentação dos resultados.​

Mais de 15 mil pessoas foram ouvidas ente diretores, professores, administradores, estudantes e famílias de 58 países diferentes. Em síntese, a pesquisa respondeu a três perguntas principais, cujas respostas estão resumidas a seguir:

 

Como poderia uma rede global melhorar sua escola?

  • Fortalecer a marca Marista e aumentar o sentimento de pertença.

  • Compartilhar recursos, boas práticas, formação.

  • Padronizar a formação marista para os professores.

  • Tomar consciência de outras partes do mundo.

Qual seria a melhor rede possível?

  • Intercâmbios para estudantes e professores.

  • Compartilhar experiências e recursos.

  • Comunicação e interação por meio de uma plataforma. 


Quais são as expectativas e sentimentos em relação à rede?

  • Participação de todos os membros. Acessível a todos.

  • Não deve criar mais trabalho para os professores.

  • Homogeneizar levando em conta as diferenças. 

Acompanhe mais detalhes sobre a Rede Global Marista de Escolas no site do Instituto Marista.