A Rede Global Marista de Escolas é um projeto do Conselho Geral do Instituto Marista em resposta ao apelo do XXII Capítulo Geral que pediu para que sejamos uma família global. O projeto tem como objetivo oportunizar pontos de contato e compartilhamento da missão educativa marista que se desenvolve em mais de 600 escolas, com o trabalho de mais de 70.000 educadores.
Em nome do Conselho Geral, o Secretariado de Educação e Evangelização, em colaboração com a Rede de Editoras Maristas, está organizando o lançamento oficial do projeto para o período de 25 a 29 de outubro de 2021.
Como surgiu a Rede Global Marista de Escolas
A partir do desejo de promover um projeto de uma rede internacional de escolas que favoreçam o fortalecimento da missão educativa Marista, o Conselho Geral do Instituto Marista iniciou o planejamento da iniciativa. A Rede tem objetivo de contribuir para o desenvolvimento da vitalidade e sustentabilidade da missão marista no âmbito escolar que é desenvolvido pelo Secretariado da Educação e Evangelização.
Em maio de 2019, foi convocada uma equipe representativa das diferentes regiões do Instituto Marista que projetou as bases e o desenho do projeto da Rede Global Marista de Escolas. Uma das primeiras atividades desenvolvida foi a realização de uma consulta global que permitiu sondar o sentimento em relação à proposta da rede. A equipe do Crialab, do Tecnopucrs, auxiliou na execução dessa pesquisa e na apresentação dos resultados.
Mais de 15 mil pessoas foram ouvidas ente diretores, professores, administradores, estudantes e famílias de 58 países diferentes. Em síntese, a pesquisa respondeu a três perguntas principais, cujas respostas estão resumidas a seguir:
Como poderia uma rede global melhorar sua escola?
Fortalecer a marca Marista e aumentar o sentimento de pertença.
Compartilhar recursos, boas práticas, formação.
Padronizar a formação marista para os professores.
Tomar consciência de outras partes do mundo.
Qual seria a melhor rede possível?
Intercâmbios para estudantes e professores.
Compartilhar experiências e recursos.
Comunicação e interação por meio de uma plataforma.
Quais são as expectativas e sentimentos em relação à rede?
Participação de todos os membros. Acessível a todos.
Não deve criar mais trabalho para os professores.
Homogeneizar levando em conta as diferenças.
Acompanhe mais detalhes sobre a Rede Global Marista de Escolas no site do Instituto Marista.