Navegar para Cima

Notícias

O cuidado com a Casa Comum foi tema do EJM 2021

02/10/2021
Institucional
De forma inédita, o evento reuniu mais de 800 jovens da PJM de forma híbrida

​O Encontro de Jovens Maristas 2021 (EJM) reuniu mais de 800 participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) de forma híbrida. O evento foi realizado neste sábado, 2/10, com transmissão online realizada desde o Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre (RS), e com a participação dos demais jovens de forma presencial em suas Unidades espalhadas por diferentes cidades do Rio Grande do Sul e em Brasília.

Com a temática Reconectar – em sintonia com a casa comum, o evento promoveu reflexões sobre o que é essencial para o ser humano, para o mundo e como podemos nos comprometer com o cuidado integral da vida e do meio ambiente.

Na abertura, a vice-diretora do Colégio Marista Assunção, Manoela Saldanha, reforçou a importância do protagonismo juvenil e como a educação marista acredita no potencial dos jovens: “estamos aqui pelas pessoas, pois é delas que parte a força e a união que precisamos para mudar o mundo. Estamos aqui por vocês jovens que são vida e que já estão construindo a mudança no presente. É tempo de ser juventude marista", afirmou Manoela.

As oficinas motivaram reflexões sobre a espiritualidade, cuidado integral com o ser humano e com o meio ambiente. “Eu nunca esperava viver uma experiência tão intensa como o EJM. Superou todas as minhas expectativas, eu fiz novas amizades e vivi momentos muito especiais com todos", afirmou a estudante do Colégio Marista Santo Antônio, Maria Eduarda Nemerski.

As apresentações musicais também permearam o EJM de sentido e significado. Os educadores do Marista Assunção Andrei Correa e Carla Tassinari realizaram apresentações musicais durante os momentos de intervalo.

O Colégio Marista Santo Antônio, de Sinop (MT), e o Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi), de Porto Alegre (RS), participaram pela primeira vez do EJM. Para Guilherme Dill, do Cemasi, foi uma experiência incrível. “Foi tudo foi preparado com muito carinho. As músicas, as oficinas, tudo estava maravilhoso", afirmou.

Como gesto concreto que marca a realização do EJM 2021 o Colégio Marista Assunção realizou o plantio de uma árvore durante a celebração conduzida pelo Frei Luiz Eduardo. As demais Unidades Maristas também foram convidadas a fazerem gestos concretos em seus espaços de atuação.

O Irmão Deivis Fischer, provincial eleito para o próximo Triênio (2022-2024), reforçou o quanto esse dia vai ficar para a história da PJM: “que possamos fazer memória deste tempo histórico e das reconexões que estão fazendo a caminho da Civilização do Amor", finalizou.

O evento foi encerrado com o anúncio do Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela (RS), como unidade sede do próximo EJM e com a apresentação da banda dos Assessores/as da PJM.