Navegar para Cima

Notícias

Noviciado: período de aprofundamento pessoal no carisma marista

12/02/2020
Vida Partilhada
Dentro do itinerário formativo de um Irmão Marista, o Noviciado é a etapa que precede a celebração dos primeiros votos

​A caminhada vocacional para a vida consagrada marista é composta por diferentes etapas formativas. O Noviciado é a fase que antecede a celebração dos primeiros votos do jovem como Irmão. Atualmente, Donavan Machado, noviço da Rede Marista, está vivenciando esse momento da sua trajetória religiosa juntamente com outros jovens das demais unidades administrativas que compõem a Região América Sul.

O Noviciado é uma etapa de vivência de experiência apostólica em um país diferente da sua origem. Na Região América Sul, essa formação é realizada em Cochabamba, na Bolívia. “Esse é um momento dedicado à imersão na espiritualidade do carisma, cultivo interpessoal e, principalmente, na construção das bases que fundamentarão a vida cristã como religioso consagrado. Para mim, a entrada no Noviciado marista representa esse sim à uma vida dedicada ao carisma de São Marcelino Champagnat e, também, a crença de que a educação é um elemento essencial para a construção de uma sociedade justa e democrática”, explica Donavan.

Dentre as atividades oferecidas aos noviços durante os dois anos de formação estão: aulas nas áreas de Constituições e Estatutos da Congregação Marista, vida e obra de São Marcelino Champagnat e pastoral marista. Além disso, eles também participam de retiros espirituais, cursos de formação religiosa e encontros com Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as das obras maristas da Bolívia, entre outros.

No segundo ano de Noviciado, além das atividades formativas os jovens também realizam uma experiência apostólica de dois meses e meio em um dos países da Região América-Sul, que compreende Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai. “Neste último ano de noviciado eu espero dar continuidade ao que já foi vivido em 2019 e ter mais experiências concernentes às dimensões fraternas e comunitárias, pessoais, espirituais, pastorais e um rico aprendizado cultural a partir da cultura Andina”, afirma.

No final de 2020 Donavan finaliza o seu período de formação e discernimento vocacional no Noviciado e retorna ao Brasil para emitir os seus primeiros votos como mais novo Irmão da Rede Marista.