Navegar para Cima

Notícias

Mundo Marista celebra 15 anos de canonização de Marcelino Champagnat

16/04/2014
Institucional
Nesta sexta-feira, dia 18 de abril, o Instituto Marista comemora o jubileu de canonização de seu fundador Marcelino Champagnat.

​Nesta sexta-feira, dia 18 de abril, o Instituto Marista comemora o jubileu de canonização de seu fundador Marcelino Champagnat. Há 15 anos, o homem que sonhou transformar o mundo pela educação evangelizadora tornava-se santo da Igreja Católica.

Coroava-se, naquela data, uma vida de total doação a favor de crianças e jovens, especialmente aqueles mais necessitados. Também reconhecia-se e atribuía-se a Champagnat, como milagre, a cura do Irmão Heriberto Weber, em 1976, já desenganado pelos médicos.

Em seu discurso durante a canonização, perante uma multidão que se concentrava na Praça São Pedro do Vaticano, o Papa João Paulo II descreveu Champagnat como um sacerdote conquistado pelo amor de Jesus e de Maria. “Graças à sua fé inabalável, permaneceu fiel a Cristo, mesmo nos momentos difíceis, num mundo por vezes privado do sentido de Deus", afirmou.

O sentido pastoral de São Marcelino foi citado como exemplo para os sacerdotes, chamados a proclamar a Boa Nova, dar sentido à vida dos jovens, acompanhando em seu caminho e explicando-lhes as Escrituras. Champagnat também foi um modelo para os pais e os educadores, ajudando-os a ter plena esperança nos jovens, a amá-los com um amor total que favoreça uma verdadeira formação humana, moral e espiritual.

“Peçamos ao Senhor a graça de termos um coração ardente como o de Marcelino Champagnat, para O reconhecer e sermos Suas testemunhas", finalizou o pontífice.Tendo Maria como guia e Mãe, o cristão é missionário e servidor dos homens. Peçamos ao Senhor a graça de termos um coração ardente como o de Marcelino Champagnat, para O reconhecer e sermos Suas testemunhas. 

https://www.youtube.com/watch?v=oWzLKKlfSDE