Navegar para Cima

Notícias

Multiculturalidade inspira Região América Sul durante a 3ª Assembleia Geral

16/07/2018
Institucional
Avanços e novos encaminhamenos são discutidos em 3ª Assembleia Geral da Região

​​Entre os dias 3 e 6 de julho, ocorreu a Assembleia Geral da Região América Sul. O encontro foi realizado em Porto Alegre (RS), na Casa Marista da Juventude, e reuniu cerca de 50 participantes, dentre Conselheiros Provinciais das Unidades Administrativas que compõem a Região e convidados.

As discussões trataram dos avanços realizados até aqui e de definições para os futuros passos da Região. Entre as diversas pautas discutidas, a principal temática abordada foi a necessidade de fortalecer a identidade da Região América Sul a partir dos diferentes idiomas e traços culturais e, assim, encontrar caminhos para evoluir e perpetuar o carisma marista.

Entre os convidados esteve presente o Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco, Vigário-Geral do Instituto Marista, que contribuiu para as discussões da Assembleia por meio de uma perspectiva mais global, reconhecendo que a Região América Sul é muito diversa e fortalece a missão em todo o mundo. Já o Ir. José Sanchez Bravo, da Região Arco Norte, destacou a oportunidade que a Assembleia proporciona para compartilhar múltiplas vivências entre Províncias e Regiões. “É um projeto no qual temos que estar reunidos para pensar juntos", afirma. “Refletir sobre como cada um de nós pode comprometer-se um pouco mais não apenas com sua pequena obra ou com sua Província, mas com todo o mundo marista".

Além disso, a Assembleia foi um momento em que as cinco Províncias partilharam do sentimento de regionalização, refletindo e analisando possíveis medidas que fortaleçam os valores maristas na Região América Sul. O Ir. Natalino de Souza, Secretário Executivo da Região, destacou o diálogo com o mundo que ela proporciona. “Oferece a oportunidade de cruzar esses limites de fato e entender que não somos Irmãos de uma parte do mundo, mas para mundo inteiro", conta.

 

Encaminhamentos e definição da próxima Assembleia

Ao final, foi acordado que os próximos passos para a Região consistem em seu desenvolvimento cada vez mais fortalecido, a partir da consolidação dos grupos e iniciativas estratégicas. Também foi aprovado que as Assembleias da Região América Sul acontecerão de dois em dois anos, intercalando-se entre as cinco Províncias. Dessa forma, a próxima a sediar o encontro será a Província Marista Santa María de los Andes, responsável pela atuação no Chile, Peru e Bolívia.​


Para saber mais sobre a Região América Sul, clique aqui. ​