Navegar para Cima

Notícias

Momento para viver a Família Global

15/05/2020
Institucional
Com o novo cenário diante da crise, Ir. Alberto Aparício recorda o fundamental da missão marista

​​De repente, tudo parou, a Região América Sul entrou em stand-by. Todos os projetos, planos, ações, encontros...Tudo ficou suspenso e era necessário dedicar o tempo para as urgências, às pessoas em situação de vulnerabilidade. Tudo estava fora do previsto. 

Rapidamente, a primeira solução foi reproduzir o que estávamos fazendo no presencial para o virtual, o que nos levou a muitas videoconferências, reflexões virtuais, cursos de capacitação, etc. Pensamos em adiar todos os compromissos para o segundo semestre e começamos a nos perguntar se essa era mesmo a resposta mais adequada.

O psiquiatra Dr. Viktor Frankl , em sua obra clássica O homem em busca de sentido disse: “O que se necessita urgentemente em uma situação é uma mudança radical da nossa atitude diante da vida. Devemos aprender por nós mesmos e ensinar os homens desesperados que, na realidade, não importa o que esperamos da vida, mas sim o que a vida espera de nós (...). Percebamos que é a vida que nos faz questionamentos a cada dia e a cada hora. Perguntas que não devemos responder com reflexões ou palavras, mas sim com atitudes adequadas. Em última instancia, viver significa assumir a responsabilidade de encontrar a respostas correta às questões que a vida faz”.

Essa nova perspectiva de ver a vida, de ver a Região, nos direciona a valorizar encontros e a possibilidade de poder nos vermos presencialmente. Também faz com que nos preocupemos mais com a vida, com a família, com a comunidade, o que se torna um alento diante da perplexidade e impotência do atual cenário da Covid-19. 

A Região América Sul não parou. Ela se adaptou e começou a criar encontros virtuais, compartilhando materiais de estudo e reflexão. Mais do que nunca, começou a priorizar temáticas, a olhar estrategicamente de outra forma o caminhar regional. Sobretudo, fortaleceu o sentimento de Região e a conexão com o mundo marista, entrando em sintonia como grande Família Carismática Global. 

Percebo que a missão que fomos construindo entre todos, por meio das diferentes Assembleias Regionais - “Nós, Maristas de Champagnat da América do Sul, estamos organizados em comunhão com o Instituto, para promover a vida, a fraternidade, a espiritualidade e a sustentabilidade da missão junto às crianças, adolescentes e jovens, respondendo aos desafios contemporâneos” -  se faz realidade hoje, de uma forma jamais imaginada.