Navegar para Cima

Notícias

Missão marista na Amazônia proporciona aprendizados na Tríplice Fronteira

16/04/2021
Amazônia
Comunidade Internacional Marista da Amazônia compartilha ecos de circuito missionário junto a comunidades ribeirinhas e indígenas situadas no lado colombiano do Rio Amazonas.

​​Buscando significar os propósitos missionários que norteiam a Comunidade Internacional Marista da Amazônia, em Tabatinga, no estado do Amazonas, o Irmão Luke Fong e o Leigo, Mario del Carmen Araya Olguín, uniram-se a outros dezessete religiosos jesuítas e lassalistas, no período compreendido entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa. O objetivo do movimento foi acompanhar a Semana Santa em novas terras: na Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Ir. Luke partiu em missão para a comunidade indígena de Ronda, e o Leigo Mário, para a comunidade indígena La Milagrosa, ambas situadas às margens do lado colombiano do Rio Amazonas.

Tempo para aprender e ressignificar

Com o intuito de compartilhar alguns ecos das experiências em comunidade, em especial com base nos aspectos de espiritualidade e futuro, o Ir. Luke listou quatro novos aprendizados adquiridos e que podem ser ressignificados como uma forma possível de ver, viver e perceber o mundo ao nosso redor. Confira:

  1. Nunca tome as coisas como certas e seja feliz com o que tem. As pessoas são felizes independente do que possuem.

  2. Compartilhe, coopere, observe como as famílias funcionam e como ajudam umas às outras a sobreviver. Todo mundo tem seus próprios papéis a desempenhar.

  3. Cultive o amor pelos animais e pela natureza. Percebi que os animais são como membros da família e são tratados com respeito e dignidade.

  4. Recorde a importância de equilibrar a vida. Minha vida espiritual e social deve ser equilibrada.

Sobre as comunidades colombianas

A comunidade de Ronda está localizada a uma distância percorrida durante 50 minutos de bote desde a cidade de Letícia, localizada na Colômbia. Lá, residem 470 habitantes que vivem da pesca e da agricultura local. Segundo Ir. Luke: As crianças e jovens de Ronda têm sonhos para o futuro, porém a realidade é que esses sonhos vão se perdendo em meio a recursos muito limitados”. Para o Irmão, “se a Igreja é forte, a comunidade também é”, e isso justifica e reforça a missão no local, voltada para o bem-viver dos povos amazônicos.

Assim como em Ronda, na comunidade de La Milagrosa, a 30 minutos de Letícia, na direção rio acima, seus habitantes vivem da pesca e da agricultura. Na região, algumas pessoas enfrentam desafios diários com o trabalho na cidade, tendo de percorrer o trajeto, de bote, pelas águas do Rio Amazonas. Entre tantos desafios e histórias que narram a localidade, o Leigo Mário afirma que “a maior riqueza oriunda da experiência em La Milagrosa são as crianças e seus sorrisos que foram a manifestação de Cristo Ressuscitado”.

Comunidade Internacional Marista da Amazônia: aprender e viver a missão de Champagnat

A Comunidade Internacional Marista da Amazônia está localizada na cidade de Tabatinga, no Amazonas, região da Diocese do Alto Solimões, na Bacia do Rio Solimões. Lá, os Irmãos Nilvo Luiz Favretto e Luke Fong, e os Leigos Mario del Carmen Araya Olguín e Mayra Ileana Gutiérrez Márquez unem esforços voltados para a educação indígena, para as pastorais da Igreja local e para o desenvolvimento de um trabalho missionário na Amazônia.

Saiba mais sobre a atuação marista na Amazônia aqui.