Navegar para Cima

Notícias

Missão Jovem Marista oportuniza transformação no jeito de ver o mundo

05/08/2022
Institucional
Atividade ocorreu entre os dias 26 e 29 de julho

​​​Uma experiência de fé na prática da vida. Essa é a proposta da Missão Jovem Marista realizada por integrante da Pastoral Juvenil Marista (PJM) entre os dias 26 e 29 de julho. A atividade ocorre desde 2013 e visa a proporcionar uma vivência com grupos que estão contribuindo para a construção da Civilização do Amor. 

Através de momentos de formação, fortalecimento da espiritualidade cristã, partilha e envolvimento direto com a realidade, os/as participantes foram convidados/as a refletir sobre o seu papel para a transformação da sociedade. Ao todo, 26 pessoas – entre Animadores/as, Assessores/as e Participantes da PJM – estavam presentes.

No primeiro dia, 26/7,  o grupo visitou o Centro Social Marista Aparecida das Águas, de Porto Alegre (RS) onde experienciaram oficinas com os/as educandos/as do local. Nos demais dias, os/as participantes foram divididos/as em grupos menores e passaram o dia realizando as atividades da rotina da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada (Ascat), da malharia Mãos Amigas  e do Assentamento Urbano 20 de Novembro. Todos os espaços são de Porto Alegre (RS).

O Irmão Márcio Allebrand do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande (RS), que participou da missão, disse que a experiência proporcionou ver realidades impactantes que modificaram seu jeito de ver o mundo. "Ouvi os clamores das pessoas de distintos contextos com seus sofrimentos, mas também com esperança de um futuro melhor. É muito importante que mais pessoas vivenciem essa experiência, inclusive Irmãos e Postulantes Maristas", afirma.

26-29-7-2022mjm (97).JPG
Participantes da Missão Jovem Marista na Ascat

Para Ana Luiza Zimmer do Colégio Marista Pio XII​, de Novo Hamburgo (RS), a atividade foi sensacional. "Saio uma pessoa diferente, com mais esperança em um futuro mais justo para todos/as., com mais vontade de fazer mais. Só tenho a agradecer pela oportunidade de sair da minha bolha e conhecer o mundo um pouquinho mais afundo", destaca a estudante.

Sobre a PJM

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.​​