Os temas Missão e Governança, Sustentabilidade e Perenidade foram os dois eixos que conduziram as reflexões deste terceiro dia do Capítulo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Antes de os trabalhos na assembleia começarem, porém, o grupo responsável pelos momentos de liturgia realizou a oração da manhã aos pés da imagem de São José, em frente ao Recanto Marista Medianeira.
Seguindo a metodologia proposta, à luz do Diálogo no Espírito, os Irmãos Capitulares ouviram a apresentação dos sonhos da II Assembleia Provincial da Missão Marista, realizada em setembro deste ano, com a participação de 140 representantes de todas as frentes de missão da Província. Mércia Procopio, assessora do IV Capítulo, trouxe a síntese do que foi trabalho na II Assembleia e na sessão pré-Capitular sobre a temática da Solidariedade.
Depois de fazer memória desse processo, os Irmãos foram conduzidos para o seu momento pessoal orante, escolhendo um sonho dentre os apresentados para levar ao diálogo em mesa.
Ir. Óscar Vicario, conselheiro geral e assessor do IV Capítulo, fez alguns apontamentos antes das próximas discussões. Nos diálogos em grupo, os Capitulares discerniram e escolheram apenas uma prioridade, a partir das que foram apresentadas. A plenária ocorreu após as manifestações e considerações dos Irmãos.
À tarde, a pauta mudou: Governança, Sustentabilidade e Perenidade foi o foco das reflexões. Antes da retomada dos trabalhos, ocorreu um momento Marial, conduzido pela equipe litúrgica do Capítulo.
No primeiro momento na grande sala, os Irmãos Capitulares ouviram a síntese das questões inspiradoras que vieram da sessão pré-Capitular, foram conduzidos para o tempo de reflexão pessoal e retornaram aos grupos para as reflexões em mesas e a plenária.
Houve também a provocativa fala dos assessores do Capítulo. Nesta tarde, Irmã Susana Rocca e Ir. Óscar Vicario foram os responsáveis por trazer ao grande grupo questões reflexivas. Ao final do dia, após a plenária, os Capitulares escolheram, por grupo, a prioridade, ligada ao tema da Governança.