Navegar para Cima

Notícias

MChFM convida à reflexão: O que você faria se não tivesse medo

16/10/2021
Vida Partilhada
Baseados na Circular, “Montagne: a dança da missão” Fraternidades refletem sobre as possibilidades da missão marista

​Em outubro, inspirados pela data que marca o Encontro com o Jovem Montagne, 28/10, os Fraternos e Fraternas do MChFM (Movimento Champagnat da Família Marista) de todo o Brasil estão sintonizados com uma mesma provocação para reflexão: “O que você faria se não tivesse medo?”. O questionamento tem como base o documento produzido pelo Irmão Émile Turu, na época em que atuava como Superior Geral, em 2017. A reflexão tem como objetivo ser um incentivo e subsídio, em tempos ainda sensíveis, para quem atua em prol da missão marista.

A Fraterna Eunice, da Fraternidade Casa de Jacó, de Novo Hamburgo (RS), acredita que se não tivesse medo seria capaz de ser missionária em um lugar distante da sua realidade. “Faria um trabalho de Evangelização e de Amor ao próximo por aqueles que mais precisam”, conta.  ​

Já o Fraterno Fabiano, da Fraternidade Jovem Montagne, de Porto Alegre, Viamão (RS) e Florianópolis (SC), conta que tem medo da falta de tempo. “Gostaria de ter mais tempo para promover a Espiritualidade Marista a tantas pessoas que ainda não a conhecem”, afirma. “Isso porque a Espiritualidade Marista me conduz a ter uma relação e uma experiência mais profunda com o Divino, me desafiando a ser melhor em minha relação com a criação e com os mais necessitados”.  

O que você faria se não tivesse medo?

“Certamente muitos de nós temos a experiência de que, quando fomos capazes de superar nossos medos e tomar decisões audazes diante de um futuro incerto, despertará em nós uma série de capacidades que ignorávamos ter e ao final nossa vida será enriquecida de um modo que jamais tínhamos imaginado”. Trecho disponível no documento citado, também nos convida a pensarmos os próximos passos para caminhos mais audazes e corajosos. Nos incentiva, inspirados pelo nosso modelo mais audaz, São Marcelino Champagnat, a percebermos as muitas possibilidades que temos ao trilhar um caminho buscando um mundo mais justo e fraterno nos detalhes de nossas rotinas e atividades cotidianas.

O documento referência para essa reflexão está disponível aqui. Faça o download e partilhe conosco a sua experiência.