Navegar para Cima

Notícias

Maristas se unem para a proteção de crianças, adolescentes e jovens

11/06/2014
Institucional
"Maristas de todo o Brasil unem-se às ações do Governo Federal para a proteção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

​Maristas de todo o Brasil unem-se às ações do Governo Federal para a proteção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens durante a Copa do Mundo Fifa 2014. Missão de vida e grande inspiração para o fundador do Instituto Marista, Marcelino Champagnat, a preocupação com essa população ainda hoje move a Missão Marista em todo o mundo. Tanto que o 21º Capítulo Geral convocou a “converter-nos em peritos e defensores dos direitos das crianças, adolescentes e jovens de maneira valente e profética".

Alinhada a essa necessidade, a União Marista do Brasil (Umbrasil) integra a Comissão Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças, adolescentes e jovens e ajuda a promover ações de proteção. Em um momento em que o Brasil recebe milhares de estrangeiros, é fundamental unir esforços. Na agenda para o período do torneio estão orientações, iniciativas e estruturas de atendimento, especialmente nas cidades que irão sediar os jogos.

É papel de todo cidadão estar atento e ser um agente de denúncia ao deparar com quaisquer situações de abuso como: 

·         Exploração do trabalho de crianças e adolescentes (abaixo de 14 anos) e falta de proteção do trabalho adolescente (16 anos a 18 anos).

·         Violência sexual: abuso sexual e exploração sexual.

·         Violências físicas e psicológicas em ambientes públicos e privados.

·         Detecção, revista ou privação de liberdade ilegal.

·         Deslocamento de crianças, adolescentes e jovens para lugares desconhecidos, sem o consentimento dos pais ou responsável.

·         Tráfico ou desaparecimento de crianças, adolescentes e jovens.

·         Descumprimento da proibição da venda de armas, explosivos (fogos), bebidas alcoólicas e produtos, cujo uso possa causar dependência física ou psíquica.

·         Aliciamento envolvendo atividades ilegais (tráfico de pessoas, tráfico de drogas, trabalho forçado/escravo, entre outras).

·         Prorrogação de férias escolares sem aviso prévio ou programação de compensação.

·         Descumprimento da proibição da hospedagem de crianças, adolescente e jovens (até 18 anos) em hotel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsável.

 

O canal para a denúncia é o Disque 100, em funcionamento 24 horas, gratuito e sigiloso, além dos conselhos tutelares e delegacias especializadas.

Nos municípios onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo, equipes itinerantes e espaços de convivências irão funcionar nas áreas de restrição da FIFA. Eles são constituídos de profissionais preparados para lidar com estes casos.

Para localizar os serviços de proteção mais próximos, faça o download do aplicativo para celular “Proteja Brasil" pelo site: http://www.protejabrasil.com.br/br/