Navegar para Cima

Notícias

Maristas contam seus desejos para a missão marista em 2020

02/01/2020
Institucional
Conheça alguns sonhos para o ano que inicia, vindos dos sete países da Região

​​Ao finalizar um ano e começar a caminhada para um novo ciclo, muitas pessoas refletem sobre os seus projetos de vida, sonhos e desejos para o tempo que nasce. Como maristas, buscamos dar continuidade ao legado de São Marcelino Champagnat. Cada vez mais, desejamos ser luz e direcionar nossas ações para o desenvolvimento de um mundo justo e fraterno. Como integrantes da Região América Sul e corresponsáveis pela sustentabilidade da missão, construímos de forma colaborativa, entre os sete países, uma lista de desejos que podem inspirar a caminhada em 2020. Confira:

Novo tempo para encher de luz a vida das juventudes

Em cada novo ano que projetamos, Deus convida-nos a dar vida. Em 2020, desejamos que a Pastoral Juvenil siga sendo luz capaz de orientar, animar e dar sentido a tantas vidas jovens, adolescentes e crianças. 
Equipe de coordenação da Pastoral Juvenil Marista – Movimento Navegar, do Paraguai (Província Marista Cruz del Sur)

Nada de nós sem a nossa voz

Trabalhamos oportunizando espaços de participação para adolescentes e jovens. Acreditamos profundamente na sua capacidade de voz e empoderamento, como defensores de seus próprios direitos. Nosso desejo para 2020 é  que, cada vez mais, se faça realidade a frase que lembramos aqui todos os dias “nada de nós sem a nossa voz”.
Comitê de Direitos da Criança, do Uruguai (Província Marista Cruz del Sur)

Força que revitaliza e dá esperança  

O voluntariado é força que revitaliza e dá esperança. Durante as experiências de voluntariado marista é possível vivenciar o compromisso de estar a serviço da missão e do próximo. Estamos em oração para que vivências e partilhas missionárias se multipliquem em 2020, pois acreditamos que elas são fonte de transformação e contribuem para a construção de realidades mais justas e fraternas. 
Monica Liñares, da Argentina – Integrante da equipe de voluntariado da Província Marista Cruz del Sur

Olhar sensível para as realidades amazônicas 

Em 2020, tenho a esperançosa convicção de que o Sínodo para a Amazônia, desde a sua eficiente preparação, realização e no subsequente processo de discernimento, trará uma melhor eficácia na evangelização dos povos e no cuidado da vida em nossa Casa Comum, tanto na Amazônia, como para além dela, pois tudo e todos/as estamos conectados/as com o Evangelho da Criação. 
Ir. João Gutemberg, do Brasil – Comunidade Marista de Manaus (Província Marista Brasil Sul-Amazônia)

Um ano de Animação Vocacional 

Ao longo deste ano, proporcionamos espaços de encontro e acompanhamento de processos pessoais de discernimento da vocação. Durante este período, fortalecer oportunidades para descobrir vocações diversas foi uma caminhada de desafios, alegrias e esperança. Para 2020, pensamos em fortalecer ainda mais nossa equipe e nossas atividades e assim, chegar com o mesmo entusiasmo para realizar sonhos e fomentar decisões entre jovens e adultos do nosso setor. 
Equipe de Animação Vocacional Setor Bolívia (Província Santa María de Los Andes).

Onde está Deus?

É a pergunta que nos fazemos quando enfrentamos a adversidade, a dor, a angústia ou a perda de alguém querido. Ele está entre nós! No rosto de cada criança, nos presenteando a alegria da vida e a esperança de sonhar, pensar e criar um mundo melhor para elas. Finalizamos um ano complexo, difícil e doloroso para todos. Entretanto, como cristãos, recebemos o dom da fé. Em 2020, fortalecemos nossa esperança na luz de um novo ano, no desejo da construção de um futuro melhor. 
Ernesto Reyes Plaza  - Delegado de Missão Setor Chile e, Marcela Hormazábal - Secretaria Executiva de Missão Setor Chile (Província Santa María de Los Andes).

Deus está conosco 

Nestas festas de fim de ano, recordar que Deus está conosco nos faz participar da graça e compartilhar nossa humanidade. Que em 2020 possamos viver abrindo o nosso coração para acolher o Jesus menino, jovem, adulto que nos pede pouso, carinho e educação. 

Fiorella Floirás, Coordenadora da equipe de Pastoral e Solidariedade do Setor Peru (Província Santa María de Los Andes)