Navegar para Cima

Notícias

Maristas celebram 10 anos do Programa Vidamar

05/09/2017
Institucional
No dia 2 de setembro, Irmãos, Leigos(as) e colaboradores reuniram-se em Viamão-RS, no Colégio Marista Graças, para celebrar uma década de existência do Programa Vidamar – um espaço de formação e vivência do carisma marista.

No dia 2 de setembro, Irmãos, Leigos(as) e colaboradores reuniram-se em Viamão-RS, no Colégio Marista Graças, para celebrar uma década de existência do Programa Vidamar – um espaço de formação e vivência do carisma marista. Em 20 edições, a iniciativa já reuniu mais de 850 participantes dos nossos diversos espaços de missão.

https://www.youtube.com/watch?v=vIq3qsOeJLc

O dia foi marcado por atividades de partilha e trabalhos em grupo. Entre os destaques, uma palestra ministrada pelo Ir. Afonso Murad, da Província Marista Brasil Centro-Norte, refletiu sobre o papel dos Leigos e Leigas. Para isso, apresentou a linha histórica do laicato em nossa instituição, dialogando com os participantes sobre a centralidade da missão que une Leigo(as) e Religiosos Consagrados. Também ocorreram rodas de conversa, nas quais os participantes compartilharam lembranças vividas em Veranópolis – município onde acontece o Vidamar – e os impactos que a formação gerou em suas vidas. “Foi lindo poder reencontrar e trocar experiências com os presentes. Foi um dia especial, cheio de carinho e cuidado", conta a vidamarista Clara Anele, Coordenadora de Recursos Humanos da Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais.

Para Aline da Cunha, Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede Marista e integrante da equipe que planeja o Vidamar desde 2007, essa valorização do programa é muito importante. “Acredito que uma proposta como esta é fundamental para o desenvolvimento dos participantes, tanto pessoal quanto profissional, pois possibilita o autoconhecimento, as relações interpessoais, o aprofundamento da identidade institucional e o engajamento na missão marista", afirma. O Coordenador Provincial do Laicato, Edison de Oliveira, segue na mesma linha.

Ele, que também faz parte da equipe organizadora desde o princípio do Vidamar, acredita que a iniciativa é um grande diferencial para reforçar o sentimento de pertença. “Em Veranópolis, estabelecemos conexões entre as vivências de Champagnat e as dos vidamaristas. Isso os desafia a perceber valores na vida do fundador que ressoam em suas próprias experiências de vida, impulsionando uma aproximação cada vez maior com o nosso carisma", avalia.

Sobre o programa

O Vidamar é um programa de formação que abre espaço para a reflexão e a vivência do carisma, a serviço da vocação de Irmãos, Leigos(as) e Colaboradores da Rede Marista. Uma oportunidade ímpar para vivenciar, de forma intensa, momentos significativos de contato consigo, com os outros, com o mundo e com Deus.

Durante uma semana, em três etapas diferentes, são aprofundados aspectos essenciais para todas as pessoas que estão envolvidas, de alguma maneira, com a missão marista. Contemplando os eixos antropológico, cristão, marial e marista, os participantes têm a chance de dar-se uma pausa para rever o seu projeto de vida.​