Navegar para Cima

Notícias

Marcelino Champagnat nos inspira coragem para enfrentar as adversidades

19/05/2020
Institucional
O Fundador do Instituto Marista nasceu no dia 20 de maio de 1789 durante a Revolução Francesa

​No dia 20 de maio, celebramos o nascimento do fundador do Instituto Marista, Marcelino José Bento Champagnat. Natural de Rosey, no interior da França, Marcelino nasceu no ano de 1789 durante a Revolução Francesa.

Viver em tempos de mudanças da sociedade fez com que Champagnat desenvolvesse um espírito inquieto e incansável sempre em busca de um mundo mais justo e humano. Comprometido com esse desejo, ele fundou, em 1817, o Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Em pouco tempo, a instituição se consolidou. Na época, foram criadas mais de 48 escolas que beneficiavam 7 mil estudantes nas áreas rurais da França.

Hoje, o Instituto Marista segue a missão sem fronteiras deixada por seu fundador há mais de 200 anos. A atuação de Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as, ancorada no carisma marista, beneficia milhões de pessoas em 81 países de cinco continentes.

​Inspirados na missão de vida de Champagnat e na sua coragem para enfrentar diferentes adversidades, possamos ter forças para superar os momentos difíceis e seguirmos cumprindo nosso papel de colaborar com a construção de uma sociedade mais fraterna e humana.