Navegar para Cima

Notícias

Livro faz resgate histórico da atuação dos Irmãos Maristas no Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul

18/04/2023
Cultura
A obra, escrita por Lourival Francisco dos Santos Junior, foi lançada no dia 17/4, em Porto Alegre

​​​​​A noite da última segunda-feira, 17/4, foi um momento especial para a memória institucional da Rede Marista e do Movimento Escoteiro do Brasil. Nesta data, o atual diretor-presidente do Grupo Escoteiro Tupã-Ci (Colégio Marista Rosário - Porto Alegre), Lourival Francisco dos Santos Junior, lançou a obra O Escotismo nos Colégios Maristas do Rio Grande do Sul: contribuições dos Irmãos Maristas para o desenvolvimento do movimento escoteiro no estado, produzido pela Edipucrs (2022).

A obra, fruto de mais de 15 anos de pesquisas do autor, registra aspectos importantes sobre a história de 22 grupos escoteiros fundados em Colégios Maristas das cidades de Santa Maria, Santo Ângelo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Rio Grande, Uruguaiana, Passo Fundo, Montenegro, Estrela, São Gabriel, Santana do Livramento, Canela, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Camaquã, Viamão, entre os anos de 1925 e 2002, bem como, a biografia dos principais Irmãos Maristas que contribuíram para o desenvolvimento dos grupos escoteiros nesses espaços educativos.

Durante o lançamento, realizado na Biblioteca do Colégio Marista Rosário, o vice-provincial e vice-presidente da Rede Marista, Ir. Dionísio Rodrigues, enfatizou a relevância da temática escolhida para a obra ​que torna presente os métodos pedagógicos de Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, e de São Marcelino Champagnat, fundador da congregação religiosa dos Irmãos Maristas, ambos com a missão de educar a partir de valores humano-cristãos.

“O livro é, em si, memória viva e presente. O resultado desse int​enso trabalho nos orgulha muito, pois apresenta o resgate histórico do movimento escoteiro nos Colégios Maristas e a preservação d​a memória de contribuição que os Irmãos Maristas deram para esse Movimento. Perceber o quanto essa parceria foi, e segue sendo, significativa na formação integral de crianças, adolescentes e jovens, não só aqui no Rio Grande do Sul, mas no mundo todo, é muito potente”, afirmou Dionísio.​

Retratos e relatos q​​ue perpassam o tempo

Durante os 15 anos de pesquisa e produção da obra, Lourival teve contato com diversos Irmãos Maristas, chefes e escoteiros que atuaram em diferentes cidades do estado do Rio Grande do Sul. O material reunido durante todo esse tempo é o grande diferencial da obra.

​O livro, que é ricamente ilustrado com fotografias, imagens de documentos e distintivos, também trata sobre a atuação dos Irmãos Maristas como chefes escoteiros, bem como sobre a realização de encontros e formações exclusivas para Irmãos e a participação dos grupos em grandes eventos escoteiros no Brasil.

Para homenagear todos os Irmão Maristas que já atuaram no Movimento Escoteiro e, também, como forma de agradecer à Rede Marista por todo o apoio na pesquisa, produção e editoração do livro, o autor, juntamente com o representante regional do Movimento Escoteiro entregou uma condecoração para a Província Marista Brasil Sul-Amazônia em nome dos Escoteiros do Brasil.​

MicrosoftTeams-image.png​ 

A edição impressa do livro está disponível para compra no site da Edipucrs e a versão digital pode ser baixada gratuitamente no site da editora. Acesse aqui.