Navegar para Cima

Notícias

Lideranças da Rede Marista debatem temáticas de governança e gestão em evento online

13/07/2021
Institucional
O Seminário foi realizado no dia 9/7 e reuniu cerca de 260 pessoas

​Mais de 260 lideranças da Rede Marista participaram do Seminário de Governança e Gestão realizado na última sexta-feira, 9/7. O evento online contou com palestras que abordaram perspectivas do cenário econômico brasileiro e os principais desafios de gestão e governança dos empreendimentos da Rede Marista.

Em sua fala de abertura, o presidente da Rede Marista, Irmão Inacio Etges, reforçou a importância do evento para o alinhamento das boas práticas de gestão e para manter a sinergia entre os espaços de missão marista: “o segredo da vitalidade, viabilidade e perenidade de uma instituição está no porquê, na razão da existência, assumida por todos que dela fazem parte" afirmou. “A Rede Marista não é formada pela soma das partes que a compõem, mas pela ação coordenada de cooperação conjunta e pelas especificidades de cada empreendimento, com foco na missão comum, ancorada no porquê. Essa articulação potencializa e assegura a sinergia", avaliou Ir. Inacio

Cenários econômicos

Para falar sobre as projeções do cenário econômico brasileiro, o evento contou com a palestra ministrada pelo economista e consultor em projetos de infraestrutura econômica, Helcio Takeda, com a mediação do professor da PUCRS, Gustavo de Moraes. Takeda ressaltou o quanto é importante analisarmos essas projeções para mapear riscos e mitigar os impactos financeiros. Segundo ele, para 2022, a pandemia ainda seguirá sendo o grande ponto de atenção nas movimentações econômicas seguida pelos eventos políticos e pelo efeito cambial sobre a inflação.

Especificamente sobre o mercado educacional, Takeda avalia que, como o ensino a distância ganhou muita força durante a pandemia, os investimentos feitos em recursos tecnológicos devem se expandir ao longo dos próximos anos. “O ensino a distância, além de expandir fronteiras, é uma forma muito interessante de acessar centros de ensino que, muitas vezes, pareciam inacessíveis pelas barreiras geográficas, entretanto precisamos estar alerta ao mercado consumidor dessas plataformas digitais. Dado o alto nível de desemprego, pode ser um desafio no curtíssimo prazo, em especial, para o mercado de educação superior", comentou.

 

Missão que transforma o futuro

Na segunda parte do Seminário, o painel Missão que transforma o futuro contou a participação das lideranças dos empreendimentos maristas para falar sobre as oportunidades e desafios da instituição. Sob a mediação do Irmão Deivis Fischer, novo Irmão Provincial, que irá assumir a gestão da Rede Marista no próximo Triênio, os gestores dos empreendimentos apresentaram as perspectivas e desafios para os próximos anos.

Representando a PUCRS, o reitor, Irmão Evilázio Teixeira, reforçou o quanto a Universidade é um espaço que está em constante evolução sem perder de vista seus pilares baseados na qualidade acadêmica, pesquisa e visão de mundo compartilhado. “O grande desafio para o futuro de uma universidade como a PUCRS continua sendo aquele de preparar pessoas para que sejam melhores seres humanos e bons profissionais; promover docência e pesquisa que tenham como premissa o comprometimento da busca do saber como o melhor serviço que se pode prestar à humanidade. O futuro não chegará pronto, ele deverá ser construído, ou seja, a posição almejada para a Universidade será uma construção cada vez mais dependente da sua capacidade de se desenvolver e prosperar em meio às incertezas, adaptando-se de forma ágil e rápida", explica.

Da mesma forma, o superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele, também pontou que, no segmento da educação básica, a pandemia acelerou muitos pontos que já se apresentavam como tendência nesta área como a cultura maker, educação socioemocional, investimentos em tecnologias educacionais e internacionalização.

Finalizando o painel, o diretor geral do Hospital São Lucas da PUCRS, Leandro Firme, falou sobre os avanços e desafios enfrentados pela área da saúde e reforçou o quanto o Hospital vem trabalhando de forma mais efetiva nas ações e estratégias de reposicionamento de gestão e serviço.

 

Saiba mais sobre a atuação da Rede Marista

A Rede Marista, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, é fruto dessa história e dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 10 mil pessoas. São Irmãos Maristas e profissionais de diferentes especialidades que, diariamente, promovem a vida nas áreas da educação, social, saúde e na Amazônia. Conheça mais detalhes sobre a nossa atuação aqui.