Navegar para Cima

Notícias

Juventude marista tem representação junto à CNBB

18/11/2021
Institucional
Vitória Busato atua como representante na Comissão Episcopal para Juventude

​As juventudes têm um espaço importante dentro da missão marista. No cerne institucional está o apelo, de ir ao encontro dos jovens onde eles estão. Como forma de cumprir esse objetivo, estamos presentes em diferentes frentes de atuação e representação institucional, dentre elas a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A representante Vitória Busato é colaboradora da Rede Marista e integrante do laicato da Província. Por indicação da União Marista do Brasil (Umbrasil) ela representa, dentro da Comissão, as juventudes de todas as congregações religiosas do Brasil.

Segundo Vitória, participar desse espaço de representação levando a voz jovem para uma discussão mais ampla sobre evangelização é muito importante para reforçar a presença das juventudes nos ambientes religiosos. “É importante sentirmos a Igreja perto dos jovens, o que já vem como um apelo do Papa, como um compromisso enquanto Igreja. Esse espaço indica um posicionamento de construção para as juventudes", afirma. 

Sobre o impacto da pandemia, Vitória salienta que foi desafiador, porque o fazer pastoral por si só se traduz no encontro (presencial), segundo ela. “A pandemia impactou a dinâmica de trabalho do grupo, mas conseguimos realizar atividades formativas importantes neste ano", avalia Vitória.

 

Sobre a Comissão

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude tem como objetivo integrar as diferentes expressões que trabalham com a evangelização dos jovens, sejam elas as pastorais, movimentos, congregações ou novas comunidades, para que cada vez mais a Igreja conte com o protagonismo juvenil. O trabalho evangelizador da equipe representa um importante espaço de diversidade e, sobretudo, de unidade dentro da igreja católica do Brasil.