Navegar para Cima

Notícias

Jovens participam de projeto Dança da Missão

26/12/2019
Vida Partilhada
Esta foi a primeira experiência de missão realizada dentro do novo projeto lançado em junho de 2019

Oportunizar às juventudes da Rede Marista uma vivência a partir do carisma marista com imersão na realidade de grupos como cooperativas e associações, unidades maristas, coletivos e comunidades eclesiais. Esse é o objetivo do Projeto Dança da Missão, que teve sua primeira experiência de missão realizada neste mês de dezembro com a participação de nove jovens

Durante três dias, eles/as vivenciaram a rotina do Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, em Porto Alegre. O espaço é mantido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e conta com a atuação de universitários/as da PUCRS que atuam como voluntários/as e estagiários. O centro oferece atendimentos em especialidades como psicologia, pneumologia, ginecologia, neurologia, nutrição, entre outras. Durante a missão, os/as jovens se inseriram na rotina do local acompanhando as atividades realizadas.

Para Vitor Colombo, do Marista Assunção, a experiência foi incrível. “Eu pude dar rosto para as pessoas que vivem em um espaço precário, sem saneamento, água encanada, banheiros ou ruas decentes. Consegui perceber que coisas tão simples para nós, são tão difíceis de serem alcançadas por outros/as. Percebi que lá as pessoas dão o máximo delas, para ter apenas o mínimo", contou o jovem que é animador da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Segundo Luiza Zílio, do Colégio Marista Maria Imaculada, a experiência ajudou-a na construção do seu projeto de vida. “Me ajudou a abrir os olhos para o mundo real, a perceber meus inúmeros privilégios e a refletir sobre de que forma posso contribuir para construir, de fato, uma civilização do amor para todos/as", explica a jovem que também é animadora da PJM.

Os/As jovens ficaram hospedados na Casa da Juventude Marista (Caju) durante todo o período da missão, e durante a noite, realizavam atividades de partilha da experiência do dia. Os/As missionários foram acompanhados por colaboradores/as da Coordenação de Pastoral da Rede Marista durante a realização de todas as atividades.

 

Sobre o projeto Dança da Missão

Lançado no dia 6 de junho de 2019, o projeto Dança da Missão é oferecido a jovens de 16 a 29 anos que sejam vinculados a uma unidade marista ou a alguma expressão laical marista. A missão pode ser realizada individualmente ou em um grupo de até 10 pessoas. Para saber mais, clique aqui​.​