Navegar para Cima

Notícias

Jovens da PJM participam de projeto de formação de lideranças

07/05/2021
Institucional
O Projeto Muda está sendo implementado em toda a PJM da Rede Marista

​​*As fotos que ilustram essa matéria foram tiradas antes da pandemia

“Participar do Projeto Muda foi incrível, além de conhecer novas pessoas, eu pude aprender que liderar é despertar nos/as outros/as a vontade de fazer. Ser líder não é andar à frente de seus/suas colegas, mas sim lado a lado." É dessa forma que Manoela Hansen, estudante de 15 anos do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre (RS), define a iniciativa da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

O Projeto Muda nasceu em 2017, no Colégio Marista Ipanema, também situado na capital gaúcha. Segundo Gabriel Dornelles, que acompanhava a PJM da escola na época, o projeto surgiu em função da necessidade de cultivar o espírito de uma liderança fraterna nos adolescentes e jovens. Logo em seguida, a proposta foi implantada em outros colégios maristas de Porto Alegre. “Percebemos essa mesma necessidade em outras unidades, então expandimos para o Marista Assunção e Marista Graças no ano seguinte", conta o pastoralista que hoje atua no Marista Rosário, também à frente da PJM, no qual a iniciativa foi implementada em 2019.

​As atividades do projeto eram realizadas de forma presencial possibilitando também a integração entre os/as estudantes. No contexto atual, em que só é possível realizar atividades remotas, foi motivo para a expansão da iniciativa para toda a PJM da Rede Marista. Neste sábado, 8/5, ocorrerá o primeiro encontro em que cerca de 70 pessoas estão inscritas para participar.

Metodologia do projeto

O grupo que está planejando as atividades é composto por pastoralistas e jovens dos Colégios Maristas Assunção, Graças, Ipanema e Rosário. O Muda tem um caráter participativo, pois é construído em conjunto com os/as animadores/as da PJM dessas unidades. “Outro diferencial é que é focado na perspectiva da formação na ação, ou seja, os/as participantes são provocados/as a refletirem a partir de ações práticas do cotidiano, além de ser orgânico, porque são os/as próprios/as participantes que dão continuidade ao projeto", explica Gabriel.

​A iniciativa é avaliada e se revitaliza a cada ano, mantendo seu objetivo central de contribuir de forma direta com a formação integral de cada estudante. Em 2021, está estruturada para ocorrer em três etapas a partir das seguintes temáticas: 1ª etapa: identidade e mudanças, 8/5; 2ª etapa: juventudes e diversidades, 15/5; e 3ª etapa: compromisso e lideranças, 21/5.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Atividades do Projeto Muda realizadas em 2017

Cultivo de lideranças juvenis

​Para o coordenador da PJM da Rede Marista, José Jair Ribeiro, essa ampliação é muito positiva. “Quanto mais adolescentes e jovens forem atingidos/as pelo projeto, mais a PJM se fortifica porque mais empoderados/as estarão os/as participantes", destaca.

José Jair também está à frente do Comitê Juventudes da Rede e afirma que a ideia é oferecer formações como o Muda para outras lideranças de grupos representativos das unidades e empreendimentos, como os grêmios estudantis, por exemplo. No comitê, há o projeto Articulação Juvenil, que visa a congregar as expressões juvenis da instituição. “Uma das iniciativas que vai ao encontro disso será a realização do primeiro Fórum Juventudes marcado para o dia 12 de agosto deste ano. O evento contará com a participação de lideranças dos vários grupos juvenis da Rede Marista", ressalta.

 

Sobre a PJM

​A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Atualmente, está presente na PUCRS, em 19 Colégios e em sete Unidades Sociais da Rede Marista.