Navegar para Cima

Notícias

Jovens aprovam novo Marco Operativo e Plano Estratégico da PJM

04/12/2019
Vida Partilhada
Revisão dos documentos ocorreram durante Reunião Ampliada

​​​​​​​​​​​No último final de semana, 29 e 30/11, foi realizada na Casa Marista da Juventude (Caju) a Reunião Ampliada da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Com o objetivo avaliar a caminhada realizada em 2019 e projetar o próximo ano, o encontro teve como tema PJM 10 anos: memória, identidade e sonhos. 

Entre as atividades desenvolvidas, os/as adolescentes e jovens aprovaram o Marco Operativo, que contém orientações-base para o funcionamento dos grupos, e o Plano Estratégico da PJM, que apresenta a missão, a visão e os projetos estratégicos que irão embasar a atuação da Pastoral. Ambos os documentos têm validade de 2020 a 2022.

A Reunião Ampliada também teve como pauta a avaliação das atividades realizadas em 2019 e o planejamento do calendário de encontros do ano que vem. O encontro também foi marcado pela posse de novos/as jovens na Equipe Provincial da PJM. Emanuelle Scotti, do Colégio Marista Aparecida, e Rafael Bossel, do Colégio Marista Ipanema, assumirão a função em 2020.

Para Ketlen Oliveira, animadora na Escola Marista Santa Marta, que participou pela primeira vez de uma Reunião Ampliada, a experiência foi muito boa. “Foi muito significativo por saber que temos abertura para opinar sobre o planejamento e a estrutura da nossa PJM”, afirma a jovem de Santa Maria. Já segundo Gabriel Moraes, do Colégio Marista Sant'Ana, o encontro possbilitou maior entendimento sobre os processos da PJM. "Acompanhar as decisões possibilitou que eu soubesse como atingir os objetivos que proponho para o meu grupo", explica o animador de Uruguaiana. 

Ao todo, cerca de 75 pessoas participaram da Reunião Ampliada 2019. Cada unidade da Rede Marista foi representada por um/a assessor/a e dois/duas animadores/as. 

Obra de arte retrata os 10 anos da PJM

Em 2019, a PJM comemora uma década​ de atuação na Rede Marista. Ao longo do ano, uma série de atividades foram realizadas para celebrar a data. A Reunião Ampliada de 2019 foi escolhida para encerrar as comemorações. 

Durante a Celebração Eucarística, ocorreu a inauguração de um painel feito em grafite pelo artista Celopax​, um dos mais renomados grafiteiros do Brasil. A obra retrata a união dos/as jovens, a essência da PJM. Como uma forma de deixar registrada essa caminhada de 10 anos, o painel ficará instalado na Caju, espaço marista onde a juventude se faz presente em encontros, formações e momentos de integração.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Painel retrata a essência da PJM