Entre os dias 15 e 18 de abril, ocorrerá a IV Assembleia da Região América Sul, na casa Don Bosco de Fátima, em Cochabamba, na Bolívia. O encontro é o principal movimento deliberativo regional e é realizado a cada dois anos, reunindo todos os representantes dos Conselhos das cinco Províncias, representantes da Casa Geral, coordenadores dos projetos regionais e convidados.
Ao longo dos quatro dias de encontro, a programação está organizada em três eixos centrais: informação, deliberação e formação. Entre as temáticas para discussão, estão previstos momentos de diálogo relacionando o Plano Estratégico do Instituto com as propostas regionais, apresentações sobre comunicação e imagem institucional e formações sobre o Sínodo da Amazônia. Também compõe a programação uma visita ao Noviciado Regional.
Cochabamba: a anfitriã da Assembleia
Em 2016, ano de fundação da Região, foi acordado que a assembleia deliberativa ocorreria a cada dois anos e seria realizada em diferentes localidades pertencentes à Região. Florianópolis, Montevideo e Porto Alegre foram respectivamente as anfitriãs de cada uma das reuniões.
Neste ano, Cochabamba receberá o encontro regional. A cidade boliviana integra a Província Santa María de Los Andes e é sinal de uma história da caminhada da Região. Na carta convite para a assembleia, o Secretário Executivo e o Provincial de Referência da Região, Ir. Alberto Aparício e Ir. Inacio Etges, respectivamente, recordam a trajetória vivenciada em Cochabamba. “Para nós, esta é uma cidade especial, pois acolhe, desde 2017, nosso Noviciado Regional”, contam. “Um bonito fruto de nossa trajetória conjunta enquanto Região. Esperamos que esse local nos inspire no que vamos ver e ouvir nestes dias de reunião”.