Navegar para Cima

Notícias

Irmãos Maristas no Sul do Brasil: há 121 anos marcando histórias de vida

30/07/2021
Institucional
No dia 2 de agosto de 1900, iniciava oficialmente a missão marista no sul do Brasil

​A missão marista completa, oficialmente, 121 anos no Sul do Brasil. No dia 2 de agosto de 1900, os Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici, chegaram na cidade de Bom Princípio e deram início a um trabalho que hoje tem continuidade com a atuação de mais de 10 mil pessoas, entre Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas. Pessoas que mantêm viva a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna por meio da educação e do cuidado com a vida.

Para celebrar essa trajetória de presença e atuação marista, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM) fez o resgate de algumas histórias inspiradoras que foram retratadas pelos visitantes da exposição Preservação e vivência das nossas histórias. A iniciativa foi realizada em 2019 com o objetivo de circular por todos os empreendimentos maristas, apresentando a nova estrutura que estava sendo projetada para o CEMM e fazendo um resgate da memória marista por meio da vivência dos visitantes da exposição.

Em função da pandemia, a circulação da exposição foi interrompida no ano de 2020, mas os relatos coletados a partir dos espaços em que ela esteve presente durante o segundo semestre de 2019 reforçam o quanto os valores maristas estão vivos em nosso dia a dia: “a história da Rede Marista se constrói, também, pelas inúmeras vozes que viveram e vivenciam a instituição. Por meio dos depoimentos, é possível perceber como essas memórias são significativas e refletem os valores promovidos pelo carisma", afirma Gabriela Figurelli Carmo, museóloga e bibliotecária do CEMM.  

Há 121 anos marcando histórias de vida

A missão marista está presente na vida de muitas pessoas, são vários os relatos que temos sobre vivências afetuosas, presença significativa e transformadora, memórias de acolhida, histórias de aprendizado, entre outros.

Compartilhamos aqui alguns dos relatos recebidos na exposição e que refletem o legado de São Marcelino Champagnat presente em nosso dia a dia. Confira:

 Postal 1.jpeg

Postal 2.jpeg

Postal 3.jpeg

Postal 4.jpeg

​​Memória do presente

A preservação de nossa memória institucional nos permite conhecer e aprender com inúmeras pessoas tocadas pela missão. “A exposição foi uma iniciativa do Centro de Espiritualidade e Memória Marista que, atualmente, encontra-se fechado para visitas em função da pandemia, mas prossegue com suas atividades de preservação e difusão do patrimônio, reforçando o seu compromisso de registrar a memória do tempo presente, o qual será história amanhã", afirma Gabriela.