Navegar para Cima

Notícias

Irmãos celebram jubilar de vida religiosa marista

05/02/2021
Institucional
Nesse ano, sete Irmãos comemoram 70 e 60 anos de apostolado

​O ano de 2021 marca a celebração jubilar de vida religiosa para sete Irmãos da Rede Marista. Comemoram 70 anos de apostolado os Irmãos Modesto Piva e Victorio Rigo. Já os Irmãos Antônio Silva, Eldio Lopes, João Costenaro, Joaquim Clotet e Urbano Kehl celebram 60 anos de dedicação à missão marista.

A celebração jubilar é contada a partir da data que o religioso ingressa no Noviciado, etapa formativa que faz parte do itinerário vocacional marista. Conheça mais detalhes sobre o apostolado de cada um deles:

70 anos

Ir. Modesto Piva

Ir Modesto Piva - 1.JPGNatural de Guaporé (RS), o Irmão Modesto Piva nasceu no dia 30 de dezembro de 1929. Ingressou no Juvenato Marista de Veranópolis no ano de 1945 e realizou todas as etapas formativas exigidas pela congregação. No dia 23 de dezembro de 1956, professou seus votos definitivos como Irmão Marista na cidade de Porto Alegre.

Durante muitos anos, atuou como professor e gestor educacional. Lecionou em escolas maristas como: Champagnat, São Francisco, Rosário e Pio XII. Foi vice-diretor do Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela, e também se dedicou à formação de novos religiosos atuando nas equipes de Animação Vocacional em cidades como: Lajeado, Viamão, Passo Fundo, Camaquã e Novo Hamburgo.

É graduado em História e Geografia (PUCRS), Educação Física (Ginásio Conceição – Guaporé), e Educação Artística (Colégio Sévigné). Desde 2016, reside na Comunidade Marista de Bento Gonçalves sendo presença marcante no Colégio Marista Aparecida. 

A história de vida do Ir. Modesto Piva está registrada na segunda edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Confira o vídeo completo aqui.

​Ir. Victorio Rigo

Ir. Victorio Rigo.JPGNascido em 15 de fevereiro de 1931, em Nova Bassano (RS), o Irmão Victorio Rigo ingressou no Juvenato em Veranópolis (RS) no ano de 1945. Todas as suas etapas formativas foram realizadas nessa cidade. Onze anos após a seu ingresso, em 1956, ele professou seus votos definitivos como Irmão, Marista, já na cidade de Porto Alegre.

Seu apostolado foi dedicado ao ensino por meio da evangelização. Atuou como professor nos Colégios Maristas Champagnat, Rosário e São Francisco. Depois seguiu a sua missão como formador de novos Irmãos trabalhando em diferentes cidades do Rio Grande do Sul e, também, no Mato Grosso do Sul.

Irmão Victorio é graduado em Pedagogia e Teologia (PUCRS) e especialista em Orientação Educacional (Unisinos). Atualmente reside na Casa São José, em Viamão (RS), onde realiza tratamento de saúde.

O Irmão Victorio Rigo é um dos personagens da quarta edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Confira o seu relato de vida e apostolado aqui.

​60 anos

Ir. Antônio José da Silva

Antonio José da Silva.JPGNatural do município missioneiro de Santo Ângelo, o Irmão Antônio José da Silva nasceu no dia 25 de setembro de 1942. Aos 12 anos, ingressou no Juvenato em Bom Princípio (RS). Depois de realizar suas etapas formativas em Farroupilha e Viamão, professou seus votos definitivos como Irmão Marista no dia 6 de janeiro de 1967, em Passo Fundo (RS). 

Sua atuação como religioso sempre esteve muito ligada à educação e à presença evangelizadora junto às juventudes. Foi professor no Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre e, também, em outras cidades do interior como Estrela, Montenegro e Novo Hamburgo. Atuou diretamente com grupos da Pastoral Juvenil e catequese durante muitos anos, nos quais realizou diferentes cursos formativos e coordenou equipes diocesanas.

Durante os anos de 1994 até 2000 foi eleito como Irmão Provincial da Província Marista de Porto Alegre. Desde 2003, está atuando como missionário na Angola, onde, atualmente, é o diretor do Colégio Cristo Rei.

O Irmão Antônio Silva é graduado em História (UFRGS) e Letras - Português/Francês (PUCRS), além de possuir especialização em Planificación de Pastoral, pela Universidad Javeriana em Bogotá, na Colômbia. A sua trajetória de vida e missão marista está registrada na quarta edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Confira o vídeo completo aqui.

​Ir. Éldio Monteiro Lopes

Ir. Eldio Lopes (2).JPGO Irmão Éldio Monteiro Lopes nasceu no dia 28 de abril de 1941, em Lavras do Sul (RS). No ano de 1959, ingressou no Juvenato Marista em Santa Maria (RS) para iniciar a sua formação como religioso. Oito anos depois, em 1967, professou seus votos definitivos à congregação na cidade de Passo Fundo (RS). É graduado em Ciências Sociais (UNIJUÍ), Português (UNIFRA) e História (UPF). 

Seu apostolado foi marcado pela atuação na área educativa como professor e gestor. Entre as escolas em que trabalhou estão: Colégio Marista Conceição (Passo Fundo – RS), Ginásio Cristo Redentor (Cruz Alta – RS), Escola Industrial Hugo Taylor (Santa Maria – RS), Colégio Marista Santo Ângelo (Santo Ângelo – RS), Colégio Nª. Srª. das Dores (Rio Branco – AC), Colégio Cruzeirense Craveiro Costa (Cruzeiro do Sul – AC), Colégio Cristo Rei (Getúlio Vargas – RS), Instituto Marcelino Champagnat (Passo Fundo – RS), Escola Marista de Ensino Fundamental São Gabriel (São Gabriel – RS). Além da atuação em espaços educativos, o Irmão também trabalhou com formação de novos religiosos.

Desde 2009, o Irmão Éldio reside na Comunidade Marista Graças, em Viamão (RS).

​Ir. João Olide Costenaro

Ir. João Olide Costenaro (2).JPGNatural de Guaporé (RS), o Irmão João Olide Costenaro nasceu no dia 27 de novembro de 1940. Aos 14 anos, ingressou no Juvenato Marista em Veranópolis e, em 1967 professou seus votos definitivos como Irmão Marista. É graduado em História Natural pela PUCRS.

Seu apostolado sempre esteve ligado à área educativa e administrativa. Atou como professor no Colégio Marista Rosário e depois teve outras experiências como tesoureiro, assessor, vice-diretor e  diretor no Marista Champagnat, diretor no Marista Assunção, ambos em Porto Alegre (RS), vice-diretor do Colégio Marista Aparecida, em Bento Gonçalves, além de experiências como ecônomo e animador das Comunidades Maristas de Veranópolis e Novo Hamburgo.

O Irmão também tem atuação como representante da Rede Marista no Sindicato das Escolas Privadas do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS). Desde 2020, atua como ecônomo na Comunidade Marista de Rio Grande.

​Ir. Joaquim Clotet Martí

Joaquim Clotet.jpgO Irmão Joaquim Clotet Martí é espanhol. Nascido em 16 de março de 1946, em Mataró – Barcelona, ele realizou toda a sua formação marista em seu país de origem. Em 1958, ingressou no Juvenato em Avellanas e, em 1967, professou seus votos definitivos como Irmão Marista na mesma localidade.

Desenvolveu parte do seu apostolado na Espanha onde atuou como professor no Colégio Marista La Immaculada, em Barcelona, no Juvenato Rubi, em Rubi, e nas Comunidades Sant Joan e Marista Diagonal, ambas em Barcelona. Antes de vir para o Brasil, atou como Conselheiro Provincial na Catalunha e como professor e vice-reitor na Universidade de Barcelona.

Em 1984, chegou ao Brasil e foi acolhido na Comunidade Marista Santo Tomás de Aquino, em Porto Alegre (RS) onde reside até hoje. Sua atuação em solo gaúcho sempre foi na PUCRS onde atuou como professor, vice-reitor e reitor.

O Irmão Joaquim Clotet é doutor em Filosofia e Letras (Universidade de Barcelona) e tem destacada atuação na área da Ética e da Bioética.

​Ir. Urbano Kehl

Urbano Kehl.jpgNatural de São Sebastião do Caí (RS), nascido em 12 de setembro de 1936, o Irmão Urbano Kehl ingressou no Juvenato Marista aos 15 anos, na cidade de Bom Princípio (RS). Concluindo toda as etapas formativas da congregação marista, em 1967 professou seus votos definitivos como Irmão Marista na cidade de Passo Fundo (RS).

Seu apostolado foi dedicado à área da educação. Atuou como professor e gestor em escolas Maristas como: Rosário, São Francisco, Assunção, Champagnat, Ipanema, Graças, Maria Imaculada e Pio XII. Além disso, também esteve presente em outras instituições no interior do Rio Grande do Sul, como o Colégio Santo Antônio, em Garibaldi e o Ginásio São João Batista, em Montenegro. 

O Irmão é graduado em Letras – Português (PUCRS) e Educação Física (UFRGS). Possui especialização em Administração Escolar (UFRGS), MBA em Gestão Educacional (PUCRS) e é mestre em Educação (PUCRS). 

Atualmente, Urbano Kehl reside na Comunidade Marista de Veranópolis, em Veranópolis (RS).​​