Navegar para Cima

Notícias

Irmão Salvador Durante falece aos 93 anos

03/08/2020
Institucional
O religioso faleceu nesta segunda-feira, 3/8, em Porto Alegre

​Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Salvador Durante, ocorrido hoje, 3/8, às 13h30, em Porto Alegre, vítima de infecção por coronavírus. O Irmão tinha 93 anos de idade e 73 de Vida Religiosa Marista.

Em função da pandemia Covid-19, não será realizado velório nem missa de corpo presente. Em memória do Irmão, amanhã, 4 de agosto, às 11h, será transmitida, neste link, a Oração do Terço; e, tão logo as autoridades permitam, será feita uma cerimônia na Vila Marista, em Viamão - RS.  

​Sobre a Covid-19

O Irmão Salvador integrava o grupo de risco de contaminação por coronavírus, por ter mais de 60 anos e já possuir doenças pré-existentes. Ele estava internado desde 29 de julho, no Hospital São Lucas da PUCRS, com diagnóstico positivo de Covid-19.

Os demais Irmãos Maristas residentes na Casa São José fizeram testes para Covid-19, com resultado negativo. Por orientações de saúde, todos encontram-se isolados, seguindo rigorosos protocolos de segurança.

Trajetória e missão

Natural de Antônio Prado (RS), o Irmão Salvador ingressou no Juvenato na sua cidade natal, em 1937. Fez a Primeira Profissão em Veranópolis (RS), em 1948, e os Votos Perpétuos, em janeiro de 1953, em Curitiba (PR).

Era Bacharel em Filosofia, pela PUCRS, e Mestre em Psicologia, pela Pontificia Università Gregoriana, de Roma, Itália . Especializou-se em Psicologia, pela PUCRS; em Orientação Educacional, pela Faculdade Imaculada Conceição, de Santa Maria; em Pedagogia, pela Pontificia Università Salesiana, de Roma; e em Grafologia, pela Pontifícia Facoltà Teologica S. Bonaventurae, de Roma. Fez, ainda, o curso de Espiritualidade, pelo Pontificio Istituto di Spiritualità del Teresianum, Roma.

Exerceu seu apostolado em diferentes escolas maristas, atuando na área educativa, administrativa e na gestão escolar. Foi secretário e professor no Colégio Marista São Pedro (1950 a 1955) e, na sequência, atuou como docente na PUCRS, durante um ano. Na Comunidade Marista Santa Maria trabalhou como professor durante seis anos e, depois, seguiu para Joaçaba, em Santa Catarina, onde foi secretário. Ainda sobre o apostolado em escolas de educação básica, foi diretor no Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo, e no Colégio Marista Sant'Ana, em Uruguaiana.

O Ir. Salvador também se dedicou à formação de novos religiosos maristas, no Brasil e no exterior. Atuou como vice-mestre de Noviços e diretor no Noviciado Marista, em Passo Fundo, e foi sub-mestre do 2º Noviciado, em Saint-Paul-Trois-Châteaux, na França. Sua paixão pela escrita e pelas traduções também oportunizaram vivências como secretário do superior-geral  do Instituto Marista e tradutor para Língua Portuguesa na Casa Geral, em Roma, durante cinco anos, além de atuar como tradutor e revisor na Sede Marista durante sete anos.

O Irmão também foi Secretário de Língua Portuguesa do XVIII Capítulo Geral (1985); recebeu, em 1990, o título de Cidadão Cruzeirense, em Cruzeiro do Sul - AC; foi membro correspondente, desde Roma, do Instituto Cultural Caririense, de Juazeiro do Norte - CE; e era Sócio da Associação São-Luizense de Autores (ASAS), de São Luiz Gonzaga - RS, e da Sociedade de Cultura Latina de Santa Catarina.

Desde 2017, o Ir. Salvador estava na Comunidade Marista Graças, em Viamão (RS), realizando tratamento de saúde e auxiliando nos trabalhos de revisão e tradução de documentos históricos institucionais.

Os relatos sobre a trajetória do Ir. Salvador Durante estão registrados no projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Sua prosa e seus versos estarão guardados para sempre nos corações de todos os que o conheceram. Assista ao vídeo completo.​