Navegar para Cima

Notícias

Irmão Modesto Piva falece aos 91 anos

29/05/2021
Institucional
O Irmão tinha 70 anos de Vida Religiosa Marista

​​​​Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Marista Modesto Piva, ocorrido hoje, 29/5, em Porto Alegre (RS). O Irmão foi vítima septicemia, pneumonia e infecção por coronavírus. Ele tinha 91 anos de idade e 70 de Vida Religiosa. A cerimônia de despedida será às 16h, no Crematório Saint Hilaire, em Viamão (RS), com número restrito de participantes, em função da pandemia Covid-19. Em memória do Irmão, também será realizada a Oração do Terço, transmitida no dia 1º/6, às 10h30, neste link.

 

Trajetória e missão​

Natural de Guaporé (RS), o Irmão Piva ingressou no Juvenato em Veranópolis (RS), em 1945. Fez toda a sua formação marista nessa cidade, professando os Primeiros Votos em 1952, e os Votos Perpétuos, em dezembro de 1956, já em Porto Alegre (RS).

Era formado em História e Geografia, pela PUCRS (1960); e habilitado em Educação Física (Ginásio Imaculada Conceição – Guaporé) e Educação Artística (Colégio Sévigné – Porto Alegre). Fez o Curso de Pastoral da Juventude, em Bogotá – Colômbia (1962); o Segundo Noviciado, em Saint-Paul-Trois-Châteaux – França (1964); e Curso de Atualização em Educação, pela PUCRS (1978).

Exerceu seu apostolado em diferentes escolas maristas, atuando na área educativa, administrativa e na gestão escolar. Foi professor nos colégios maristas Champagnat, São Francisco, Pio XII, Rosário, e vice-diretor no Colégio Marista Maria Imaculada. O Ir. Modesto Piva também se dedicou à formação de novos religiosos maristas, trabalhou como animador vocacional e formador no Noviciado do Instituto Marcelino Champagnat, em Passo Fundo (RS); no Escolasticado Marista Graças, em Viamão (RS) e no Juvenato Marista de Lajeado (RS).

Desde 2016, o Ir. Piva estava na Comunidade Marista de Bento Gonçalves (RS), sendo presença significativa e acolhedora entre os educadores e estudantes do Colégio Marista Aparecida e cuidando da horta cultivada pela comunidade.

Os relatos sobre a trajetória do Ir. Modesto Piva estão registrados no projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Assista ao vídeo completo:

​​