Navegar para Cima

Notícias

Irmão José Bittencourt celebra seus votos definitivos

A cerimônia foi realizada na Escola e Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria
18/10/2019
Vida Partilhada
A cerimônia foi realizada na Escola e Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria

​​No dia 12 de outubro, o Irmão Marista José Bittencourt vivenciou uma das principais etapas da sua vida religiosa: a celebração dos votos definitivos. A profissão foi realizada na Escola e Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria (RS), espaço de missão no qual o Irmão atua como diretor.

A celebração dos votos definitivos é o momento no qual o religioso professa, por toda a vida, sua consagração a Deus no Instituto Marista. A cerimônia foi composta por uma missa celebrativa, conduzida pelo Padre Vilson Venturini, e um jantar para familiares, amigos/as, Irmãos Maristas, colaboradores/as e membros da comunidade Santa Marta.

Na ocasião, o Irmão José agradeceu pela presença de todos e todas, em especial, aos seus familiares pelo incentivo nessa caminhada de 11 anos de formação marista. Pelas mãos da sua mãe e representantes da Rede Marista, o Irmão recebeu a cruz e a aliança, símbolos importantes para a vida religiosa marista.

Semana Vocacional

Durante a semana de preparação para a C​onsagração Definitiva, o Irmão José, em conjunto com a equipe de Animação Vocacional diocesana e da Rede Marista, visitou três escolas públicas de Santa Maria e realizou atividades com todas as turmas da Escola e Centro Social Marista Santa Marta.

Esses momentos proporcionaram diálogos relacionados ao projeto de vida e oportunizaram momentos de interação e integração entre os Irmãos Maristas e os/as jovens. “A minha vocação de Irmão foi fruto de um acompanhamento de projeto de vida", explica o Irmão José.

Os/As jovens foram motivados/as a refletirem sobre o futuro: “é importante que vocês sistematizem o projeto de vida de vocês. Pensem, o que eu quero para minha vida nos próximos anos? Ou melhor ainda, a pergunta crucial para o projeto de vida é: o que dá sentido à minha vida?", enfatizou.

A partir desses questionamentos e testemunho, os/as estudantes e educandos/as debateram sobre a possibilidade de conhecer mais a vida consagrada, em especial, a missão dos Irmãos Maristas.

​​​ Texto auxiliar da imagem

O Irmão José, juntamente com a equipe de Animação Vocacional, visitou diferentes escolas de Santa Maria

​Trajetória marista

Nascido no dia 19 de setembro de 1989, na cidade de Júlio de Castilhos, o Irmão José Bittencourt realizou a formação na educação básica em sua cidade natal. Após um período de discernimento acompanhado pelo Irmão José Feix, iniciou sua formação marista em fevereiro de 2008, na Comunidade Marista de Canudos, em Novo Hamburgo (RS). No ano de 2009, fez o Postulado na cidade de Bom Princípio (RS) e ingressou no noviciado em 2 fevereiro de 2010, na cidade de Campinas (SP).

O segundo ano de noviciado foi feito na cidade de Passo Fundo (RS), e o estágio apostólico na cidade de Itapejara d'Oeste (PR). No dia 8 de dezembro de 2008, emitiu os primeiros votos no Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria. Em 2012, recebeu o envio para a Comunidade Marista de Santa Cruz do Sul (RS), iniciando seu trabalho apostólico como auxiliar de pastoral e, posteriormente, como coordenador do Centro Social Marista Boa Esperança.​​

​​​ Texto auxiliar da imagem

Atualmente, o Irmão José atua como diretor do Centro Social e Escola Marista Santa Marta

Graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. No ano de 2016, foi enviado à comunidade Santa Marta, em Santa Maria (RS), com a missão que compor a equipe educativa do Centro Social e Escola Marista Santa Marta, atuando, atualmente como diretor da Unidade.​​