Navegar para Cima

Notícias

Irmão João Olide Costenaro falece aos 80 anos

02/11/2021
Institucional
O Irmão tinha 60 anos de Vida Religiosa Marista

Com pesar comunicamos o falecimento do Irmão João Olide Costenaro, ocorrido hoje, 2/11, às 15h40, em Porto Alegre (RS), vítima de síndrome respiratória aguda grave e infecção por coronavírus. O Irmão tinha 80 anos de idade e 60 de Vida Religiosa Marista.

O velório será realizado amanhã, 3/11, a partir das 8h, na Vila Marista, em Viamão(RS). Haverá Missa de corpo presente, às 15h30, na Capela do Lago, e em seguida será realizado o sepultamento. 

Ir. João Olide Costenaro (2).JPG

Trajetória e missão

Natural de Guaporé (RS), o Irmão João Costenaro ingressou no Juvenato em Veranópolis (RS), em 1954. Professou os Primeiros Votos em 1962, em Farroupilha (RS) e os Votos Perpétuos, janeiro de 1967, em Passo Fundo (RS).

Era formado em História Natural (Ciências Biológicas), pela PUCRS (1969); e realizou diferentes cursos de espiritualidade. Era membro do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), desde 1989; assessor da Associação de Antigos Alunos Maristas, desde 1999; e integrava o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), como assessor da Fraternidade Bom Pastor.

Exerceu seu apostolado em diferentes escolas maristas, atuando na área educativa e na gestão escolar. Foi professor nos Colégios Maristas Rosário e Champagnat. Atuou como diretor no Colégio Marista São Francisco (Rio Grande – RS), Colégio Marista Champagnat e Colégio Marista Assunção, ambos em Porto Alegre, e como vice-diretor no Colégio Marista Aparecida (Bento Gonçalves – RS).

O Irmão também esteve presente na região amazônica. De 1980 a 1987 atuou na Comunidade Marista de Benjamin Constant (AM) exercendo seu apostolado como missionário, professor e assessor de grupos de jovens.

Nos últimos anos, atuou nas seguintes comunidades: Comunidade Marista de Veranópolis (2016), Comunidade Marista de Novo Hamburgo (2017 a 2019), e, desde 2020, na Comunidade Marista do Rio Grande.