Navegar para Cima

Notícias

Irmão João Gutemberg é o novo secretário executivo da Red Eclesial PanAmazónica

15/09/2020
Amazônia
O anúncio oficial foi realizado no dia 14/9 durante a comemoração de seis anos de atuação da Repam

​​​​​​​Nesta segunda-feira, 14/9, o Irmão João Gutemberg foi anunciado, oficialmente, como novo secretário executivo da Red Eclesial PanAmazónica (Repam). A apresentação foi feita durante a coletiva de imprensa online que celebrou os seis anos de atuação da entidade que contribui com a Igreja Católica em todo o território pan-amazônico para a realização de ações de promoção e defesa da vida.

Participaram da transmissão online o presidente da Repam, cardeal Cláudio Hummes, que apresentou um balanço do papel da Rede para a Pan-Amazônia nos últimos anos e o vice presidente da instituição, cardeal Pedro Barreto, que falou sobre os horizontes para o futuro incluindo a nomeação do Irmão João como novo secretário executivo.

Em sua primeira fala, o Ir. João lembrou do processo de fundação da Repam, do qual participou ativamente, e falou sobre os desafios enfrentados pela Amazônia. “Com todas as forças vivas da Igreja e das pessoas de bem, que nem sempre são da Igreja oficialmente, mas são as comunidades que querem o bem comum, que nós possamos nos conectar muito mais para impulsionar o cuidado, a proteção, a defesa das comunidades humanas e da nossa diversidade ambiental tão importante para a nossa vida no planeta, ouvindo o grito dos pobres e o grito da terra”, afirmou o novo secretário.

Além disso, o Irmão reforçou o trabalho desenvolvido com as juventudes pela Repam: “Aqui na Amazônia nós temos uma população extremamente jovem, de futuro, por isso é muito importante o envolvimento das juventudes, em sua pluralidade, nessa apropriação do olhar cuidadoso que devemos ter com a Amazônia”, explica. Ele relata que, nos últimos anos, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Repam tem como proposta criar metodologias de conexões entre as lideranças juvenis para desenvolver iniciativas que reforcem o conceito da ecologia integral. Esse trabalho já conta com representantes de sete países, dos nove que compõem a Amazônia, e deve continuar se expandindo nos próximos anos.

​​​ Texto auxiliar da imagem

O Irmão João ministra diferentes tipos de formações sobre os contextos amazônicos

Vida e apostolado

Natural de Cruzeiro do Sul (AC), o Irmão João Gutemberg já tem 39 anos de vida religiosa Marista. Atualmente, desenvolve seu apostolado na Comunidade Marista de Manaus atuando em diversos espaços da Igreja na região amazônica, contribuindo na articulação da Rede​ Eclesial Pan-Amazônica, no Brasil e nos outros países que compõem a Rede.

É graduado em Ciências Religiosas e Teologia, pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e possui Mestrado e Doutorado em Teologia. Realizou diferentes cursos sobre os contextos amazônicos e participou como auditor no Sínodo dos Bispos para a Amazônia, em 2019.

Presença marista na Amazônia

A Rede Marista atua há mais de 50 anos nesse território e trabalha em prol da preservação da casa comum e da valorização da vida em sua integralidade. Assim com o Irmão João, os demais Irmãos, Leigos e Leigas Maristas, que atuam na região, desenvolvem sua missão, buscando entender a dinâmica dos rios e das florestas, a riqueza e pluralidade cultural dos povos além de conviver com muitos biomas, símbolos e linguagens diferentes. 

As atividades desenvolvidas nas seis comunidades maristas da região visam à formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas e, também, ao trabalho focado nas áreas de Pastoral, Animação Vocacional e Voluntariado. Conheça mais sobre a atuação marista na Amazônia aqui.​