Navegar para Cima

Notícias

Irmão Jacob Kuhn falece aos 100 anos

02/06/2024
Institucional
O Irmão tinha 100 anos de idade e 81 de vida religiosa

Com pesar comunicamos o falecimento do Irmão Jacob Ignácio Kuhn, ocorrido no sábado, 1º de junho de 2024, às 17h30, em Porto Alegre, vítima de insuficiência respiratória. O Irmão tinha 100 anos de idade e 81 de Vida Religiosa Marista. 

O velório será realizado hoje, 2 de junho de 2024, a partir das 6h, na Vila Marista, em Viamão; e, às 15h30, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento.

​Vida e apo​​stolado

Caçula entre 12 irmãos, ele nasceu no interior de Santa Cruz do Sul em uma família de origem alemã. Aos 15 anos, em 1938, ingressou no Juvenato, iniciando sua formação religiosa na Congregação Marista. 

Seu apostolado iniciou em 1946, atuando como professor em escolas de educação básica. Foi docente nos Colégios Maristas Champagnat e Rosário (Porto Alegre) e em escolas nas cidades de São Gabriel, Lajeado e Erechim.

Em 1953, concluiu a sua graduação em História Natural e, logo na sequência, já começou a lecionar na PUCRS as disciplinas de História Natural, Mineralogia e Cristalografia. O Irmão Jacob acompanhou a fundação da PUCRS, ainda no Colégio Marista Rosário, e depois foi prefeito universitário, implementou o serviço de vigilância, criou a numeração dos prédios do campus e contribuiu significativamente na fundação do Museu de Ciências e Tecnologia (MTC PUCRS). Além disso, o Irmão também atou durante 20 anos na região amazônica fazendo o acompanhamento do Campus Avançado da PUCRS, no Alto Solimões.

O Irmão foi um dos personagens que participou do projeto Memórias Maristas – Histórias de Amor e Vida. Confira o vídeo neste link​.​​