Navegar para Cima

Notícias

Irmão Innocente Victor Rossetto falece aos 98 anos

30/07/2021
Institucional
O Irmão tinha 79 anos de vida religiosa marista

​Com pesar comunicamos o falecimento do Irmão Innocente Victor Rossetto, ocorrido ontem, 29/7, às 17h, em Santa Maria (RS), vítima de embolia pulmonar, pneumonia e septicemia. O Irmão tinha 98 anos de idade e 79 de vida religiosa marista.

O velório será realizado hoje, 30/7, a partir das 11h, na Capela Nossa Senhora das Graças, na Linha 12, em Serafina Corrêa (RS). No mesmo local, às 15h, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento no cemitério da comunidade. Em função da pandemia de Covid-19, o velório e cerimônia de despedida serão com número restrito de participantes.

O Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo, local onde o Irmão atuou até 2018, fará uma homenagem especial na segunda-feira, 2/8, às 18h, com transmissão online na página do facebook do Colégio.

 

Trajetória e missão

Natural de Serafina Corrêa (RS), o Irmão Victor ingressou no Juvenato em Veranópolis (RS) no ano de 1940. Professou seus primeiros votos na mesma cidade, em janeiro de 1943, e seus votos definitivos em Porto Alegre (RS), em janeiro de 1948.

Graduou-se em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em 1966. Em 1958, fez o curso de Secretário, na UFRGS e em 1969, fez o curso de Pastoral Catequética, no Instituto Diocesano de Pastoral Catequética, em Santa Maria (RS). Exerceu seu apostolado em diferentes escolas maristas, atuando na área educativa, administrativa e na gestão escolar.

Foi professor nos colégios Marista Frei Rogério, em Joaçaba (SC), Marista Conceição, em Passo Fundo (RS), Marista Santanense, em Sant'Ana do Livramento (RS), Marista Sant'ana, em Uruguaiana (RS) e na Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul (AC). O Irmão também atuou como diretor no Ginásio São Gabriel, em São Gabriel (RS) e, de 1990 a 2018, esteve na Comunidade Marista de Passo Fundo, atuando como secretário do Colégio e adjunto da Comunidade.

Desde 2019, o Irmão Victor encontrava-se em tratamento de saúde na Residência Marista do Cerrito, em Santa Maria (RS). Os relatos sobre a trajetória do Ir. Innocente Victor Rossetto estão registrados no projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Assista ao vídeo completo: