Navegar para Cima

Notícias

Irmão Deivis Fischer é o novo presidente do Conselho Superior da Umbrasil

17/02/2023
Institucional
A indicação e posse foi realizada durante a 19ª Assembleia-Geral Ordinária da União Marista do Brasil

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Centro Cultural de Brasília, em Brasília (DF), aconteceu a 19ª Assembleia-Geral Ordinária da União Marista do Brasil (Umbrasil). Este é o principal fórum nacional de deliberação sobre os projetos do Brasil Marista. Realizada anualmente, a Assembleia, além de apresentar os projetos para o ano vigente e futuro, também é um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas.

O evento contou com a presença de 21 representantes, divididos entre as três Unidades Administrativas/Províncias do Brasil Marista. Durante os dois dias, o tema inspirador da Assembleia foi: Cuidar e gerar vida Marista, fazendo referência ao lema motivador do Ano Vocacional Marista.

Na oportunidade, o Irmão Deivis Fischer, Provincial e Presidente da Rede Marista (Província Marista Brasil Sul-Amazônia), foi indicado e empossado como Presidente do Conselho Superior da Umbrasil. Anteriormente, o cargo era ocupado pelo Ir. Benê Oliveira, Provincial e Presidente do Grupo Marista (Província Marista Brasil Centro-Sul).

Para o Irmão Deivis, liderar o Conselho Superior representa o desafio de acompanhar os processos de gestão da obra marista juntamente com a Diretoria da Umbrasil. “Estar à frente da Presidência do Conselho Superior é uma grande responsabilidade, em especial nesse momento em que a Umbrasil vem passando por um momento de reorganização do seu escopo de atuação. Em parceira com a Diretoria da Umbrasil, acredito que será um período muito bom e que iremos dar seguimento aos diferentes projetos que já estão sendo desenvolvidos", avalia.

O Conselho é composto pelos Irmãos: José Assis Elias de Brito, Adalberto Batista Amaral, Lúcio Gomes Dantas, Davi Nardi, Márcio Henrique Ferreira da Costa, José Augusto Junior, Iranilson Correia de Lima, Antônio Benedito de Oliveira, Anacleto Peruzzo, Délcio Afonso Balestrin, Rogério Renato Mateucci, Vanderlei Siqueira dos Santos, Miguel Fernandes Ribeiro, Ronaldo Luzzi, Deivis Alexandre Fischer, Dionísio Roberto Rodrigues, Manuir José Mentges, José Carlos da Silva Bittencourt, Miguel Antonio Orlandi e Danilo Correia Bezerra.

Caminhar como Família Global

No primeiro dia de Assembleia, foi realizado o painel Liderança Profética Servidora: a Vocação que grita, ministrado do Pe. Vilson Groh. O padre é um empreendedor social, que fez a opção pelos pobres e pelas juventudes. Vive nas comunidades dos morros em Florianópolis há quase 40 anos. Ao olhar a juventude e os rostos dos empobrecidos, dos sem teto, dos que sofrem de preconceito, em vez de problema, o padre Vilson Groh enxerga solução. Ele conduziu o painel a partir desse valioso capital social: “a exemplo de Jesus, temos que usar a educação e o trabalho como estímulo a levantar e andar. Faço aqui um convite a realizar sonhos e derrubar os muros da desigualdade", falou.

No segundo dia, o painel Cenários e conjuntura da Educação Brasileira: uma nova perspectiva, contou com a fala de Luiz Roberto Liza Curi, Conselheiro e Presidente do Conselho Nacional de Educação. Curi relatou os principais cenários nacionais da Educação Básica e da Educação Superior no Brasil, citando os seguintes desafios: “a educação brasileira teve avanços estruturais no campo da oferta e cobertura de vagas, mas elas não se traduzem no campo da aprendizagem. O nosso desafio no campo da aprendizagem é imenso", constatou.

Além dos painéis formativos, a programação da Assembleia-Geral também contou com a explanação sobre os projetos realizados pela Umbrasil em 2022 e a aprovação do orçamento 2023, constatando o alinhamento ao novo Planejamento Estratégico 2023/2025.

A partir da Assembleia, a Umbrasil inicia uma nova configuração. A área de Missão e Gestão, a área de Vida Consagrada e Laicato, as Assessorias de Representação Institucional e de Comunicação foram desfeitas e passam a integrar três novas frentes: Identidade, Missão e Vocação; Organização Religiosa e Cooperação e Boas Práticas. A mudança objetiva, maior estratégia e foco na Vida Consagrada e Laicato (Brasil Marista e Região América Sul), na Gestão e Estratégia de Patrimônio, Proteção Jurídica e Societária e na construção de redes internacionais mais potentes.

O secretário executivo da Umbrasil, Leonardo Soares, destacou a importância das deliberações da Assembleia para o futuro da missão Marista. “É um momento de evidenciar a responsabilidade que trazemos nas nossas mãos, mãos cheias de esperança e fé que têm cultivado há mais de 200 anos a nossa missão. A Umbrasil se alegra em poder dar visibilidade, viabilidade e implementação ao nosso sonho de construir redes para o Brasil Marista, Região América Sul e Instituto", avalia.​