Navegar para Cima

Notícias

Ir. Rubens José Falqueto é o novo maestro de Noviços

08/01/2021
Institucional
Até 2020, a função era exercida pelo Ir. Isidro Azpeleta

​Em 2021, o Irmão Marista Rubens José Falqueto assume a condução da Formação Inicial da Região. Pertencente à Província Marista Brasil Centro-Norte, ele atua na iniciativa regional desde 2017, integrando a Comunidade Formadora. Até 2020, o Irmão exerceu atividades no setor de Economato e lecionou as disciplinas de Pastoral e Mariologia. “Durante o tempo nas casas de formação, seja como formando ou formador, tive a graça de cultivar a fraternidade, experimentar o discipulado de Maria e de sentir-se filho de Champagnat.", conta Ir. Rubens. Essa dinâmica contribuiu para seu crescimento humano, fraterno e missionário. Após discernimento dos Provinciais em 2020, Ir. Rubens foi nomeado mestre de noviços, por três anos, a partir do dia 2 de fevereiro de 2021.

Vida e trajetória marista

Filho de Sirio Miguel Falqueto e Maria de Lourdes Delarmelina Falqueto, o Ir. Rubens nasceu em dezembro de 1977, no Espírito Santo, Brasil. A vivência da fé, inspirada e alimentada pela família, iniciou desde criança, participando da Comunidade São Francisco Xavier. A vida eclesial, foi marcada por uma Igreja comprometida com o Evangelho e materializada na realidade do povo. Realizou seus estudos básicos numa escola rural por quatro anos e os demais na cidade de Afonso Claúdio. Enquanto cursava os anos finais, iniciou o acompanhamento vocacional e após um período de discernimento, ingressou na formação Marista. Na cidade de Campinas, São Paulo, fez o noviciado em experiência interprovincial e professou seus primeiros votos no ano 2000.

Ao terminar sua formação inicial em 2002, desenvolveu seu apostolado, em São Vicente de Minas, Minas Gerais, acompanhando jovens formandos e dando aulas de Ensino Religioso no Colégio Marista. Depois seguiu para a cidade mineira de Montes Claros, onde cursou Serviço Social, acompanhou o Colégio Marista São José e continuou na formação de jovens que aspiravam à vida marista. Em 2007, fez sua profissão perpétua. A convite dos Irmãos Provinciais em 2011, compôs a comunidade formadora do Noviciado Marista do Brasil, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Neste período, cursou Teologia da Vida Religiosa. Em 2014, fez o curso para Formadores, no El Escorial, na Espanha. No retorno ao Brasil, foi designado para acompanhar os pré-postulantes na cidade de Vila Velha, Espírito Santo. Já em 2016, com a criação da Região América Sul e implantação do Noviciado Regional, (2017), foi nomeado para compor a Comunidade Formadora, em Cochabamba, Bolívia.

A continuação de uma caminhada: agradecimento ao Ir. Izidro Azpeleta

Diante de uma nova etapa, a Comunidade Formadora de Cochabamba já tem muito a agradecer. Ao longo de quatro anos, o projeto construído teve como protagonismo a atuação e a acolhida do Irmão Marista Izidro Azpeleta, da Província Marista Santa María de Los Andes. Ele foi o primeiro Irmão Formador do grupo regional e potencializou espaços de escuta e acompanhamento dos jovens noviços. Durante esse tempo, o Ir. Azpeleta também foi o responsável por organizar, em conjunto com uma equipe de trabalho, o documento oficial de Formação Regional, publicação que será lançada na primeira quinzena de janeiro.