Navegar para Cima

Notícias

Ir. Deivis Fischer participa de audiência geral com o Papa Francisco

24/03/2022
Institucional
O encontro com o pontífice faz parte da programação da X Conferência Geral do Instituto Marista

​​​Nesta quinta-feira, 24/3, o Papa Francisco recebeu os Irmãos superiores das 26 Unidades Administrativas do Instituto Marista que participaram da X Conferência Geral do Instituto.

No encontro com os Irmãos Maristas, o pontífice reforçou a importância deste momento de olhar para o futuro da congregação e abrir-se ao horizonte de uma fraternidade universal.

Inspirado pelo legado de Marcelino Champagnat, Francisco motivou os Irmãos a seguirem atuando em prol de uma educação evangelizadora. “Champagnat soube 'olhar além', e soube ensinar os jovens a 'olhar além', a abrir-se a Deus, aos horizontes do amor segundo o Evangelho. Ele foi guiado pelo exemplo da Virgem Maria, a Boa Mãe, como disse: Maria era uma pequena mulher de uma aldeia suburbana, mas seu coração olhava além, ela tinha o horizonte do Reino de Deus, estava aberto", reforçou o Papa.

 

Educação integral

A obra marista é responsável por oportunizar uma educação de qualidade a crianças, adolescentes e jovens nos cinco continentes. Em seu discurso o Papa falou sobre a educação, que deve ser conjugada com a realidade que muda, sugerindo ainda: “as crianças e os jovens estão predispostos a tornarem-se guardiões da criação, mas precisam aprender que isso não se reduz a slogans, não é apenas denúncia, mas é um estilo de vida, requer paciência, fortaleza, temperança, justiça. Em suma, não se nasce como guardião da criação, mas torna-se um com um percurso educativo" avaliou Francisco.

Por fim, o Papa disse aos presentes que o exemplo da ecologia “pode ser aplicado a outros campos, tais como o compromisso social e político, como o campo da comunicação, ou mesmo antes do campo do estudo e do trabalho, visto sob a perspectiva da promoção integral da pessoa".

“Mas acima de tudo, cabe a vocês como religiosos, a educação espiritual, que é a base para o crescimento integral. Jesus Cristo é o Mestre de vida e de verdade, o caminho a ser seguido para se tornar homens e mulheres em sua plenitude, e o Espírito Santo é o Mestre interior que forma Cristo em nós", finalizou Francisco.

Para o Irmão Deivis Fischer, participar deste momento foi uma grande honra: “é uma grande alegria estar junto do Papa. Ele estendeu suas bênçãos para todos os Maristas de Champagnat". O Ir. Canísio José Willrich, que também percente a nossa Província e está realizando atividades como Superior do Distrito Marista da Ásia, também participou da audiência com o Papa.