Navegar para Cima

Notícias

Iniciativas regionais compartilham resultados e horizontes

30/04/2019
Institucional
Trabalho desenvolvido pelos projetos estratégicos foi uma das pautas centrais do encontro em Mendes

​​​Um dos objetivos do I Fórum de Equipes e Redes da Região América Sul foi possibilitar a partilha e o conhecimento relacionados a cada projeto estratégico regional. Integrantes das seis iniciativas estavam presentes e apresentaram a sua trajetória. Há clareza de que a caminhada da Região está diretamente vinculada ao que vem sendo desenvolvido por essas equipes.

Confira as atualizações de cada projeto estratégico:

Rede de Escolas

Após uma caminhada de conhecimento e estudo da atuação na Educação Básica regional, a equipe elaborou um plano de ação com três etapas, divididas nos termos continuidade, conhecimento e inovação/integração. A partir dessa estruturação, a Rede de Escolas já realizou algumas entregas, dentre elas um conjunto de possibilidades de intercâmbio, o desenvolvimento de pesquisa sobre as realidades e contextos das nossas unidades e acerca dos mercados nos quais nos inserimos e o início da construção do planejamento estratégico da iniciativa. Atualmente, a equipe afirma estar centrada no desafio de pensar e planejar a integração e inovação em nível regional.

Animação Vocacional

Desde julho de 2017, a equipe trabalhou no registro e partilha de boas práticas de Animação Vocacional. Durante esse período, foram realizadas capacitações para conhecer e estudar na prática a experiência do Circuito Projeto de Vida, programa da Província Marista Brasil Centro-Sul; também foi viabilizada a oferta de participação em uma formação no Peru, na Semana de Espiritualidade. Além disso, começa em setembro a Escola Vocacional para a Região.

Comunicação

O plano de comunicação elaborado apresenta uma fase prévia e quatro fases de implementação. Conforme apresentado na reunião de Mendes, o desenvolvimento do trabalho está no início da fase três, que consiste em partilha das experiências comuns, identidade, cultura e desafios de atuação regionais. Entre as entregas da iniciativa estão a criação da identidade visual da Região, o alinhamento das expressões de comunicação, a elaboração de um conjunto básico de recursos e conteúdos que permitem tangibilizar a missão marista nesta Região.

Noviciado

A iniciativa vem trabalhando na dimensão Vida Marista do plano estratégico regional, que contempla as etapas de Pré-noviciado, Noviciado, Pós-noviciado Regional e Formação Permanente. Em fevereiro de 2019, os cinco Provinciais estiveram reunidos em Cochabamba para consolidar a estruturação de um Pós-Noviciado Regional, com início previsto para janeiro de 2020.  Além disso, em março, foi planejada a criação de um itinerário para o processo do Pós-Noviciado Regional, que contará com encontros anuais de Irmãos Pós-Noviços dos quatro primeiros anos de Votos Temporários. A continuação da experiência de itinerário para os Votos Perpétuos será no próximo ano, na Guatemala. Também estão previstos encontros de Irmãos de Formação Permanente por faixa etária e cursos oferecidos pelo Governo Geral.

Rede de Economatos

Neste momento, a iniciativa está na segunda fase da organização da Economia de Escala Regional, além de estar trabalhando com a Política de Orçamento para as Províncias e formação das equipes de economatos regionais. Desde sua estruturação, a Rede já alcançou avanços como a constituição do fluxo de ações da Rede, a formulação de indicadores econômicos da Região e a assinatura de contratos em conjunto.

Identificação de Especialistas 

Esse projeto contempla um sistema que armazena os dados de profissionais de toda a Região América Sul, em uma série de assuntos e áreas do conhecimento. A partir desse mapeamento, será possível estabelecer frentes de cooperação técnica em projetos e/ou desafios, fomentando a atuação em rede e a cultura da troca de experiências. Com o sistema finalizado, atualmente, a equipe busca um aprofundamento na compreensão do sistema, a partir de um planejamento para o suporte, administração e gestão do canal. Além disso, também estão sendo estruturados os públicos, as ferramentas de tradução e a implementação de um projeto piloto para análise e uso do sistema.

Rede Corações Solidários (CAP), Rede de Espiritualidade (CAP), Rede de Educação Superior, Rede de Editoriais e Centro de Memória

Estiveram presentes no fórum, com a finalidade de articular conexões com a Região. Também apresentaram a caminhada que estão realizando e a necessidade de começar um caminho conjunto para fortalecer os vínculos e proporcionar uma maior sinergia para a missão marista, construindo relações com outras Regiões e com o Instituto.